foto ilustração internet
Da Redação
Prof. Taciano Medrado
O calendário para pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para 2020 já está em vigor pela Caixa Econômica Federal (CEF). De acordo com o cronograma divulgado pelo banco, o próximo lote vai sair já no dia 14 de janeiro para os clientes do banco e aniversariantes dos dois primeiros meses do ano. Para quem não tem conta na Caixa, o valor será liberado no dia 16 de janeiro.
No PASEP, o benefício é pago pelo Banco do Brasil. O próximo lote de pagamentos vai ser liberado no dia 16 de janeiro para servidores públicos que têm final de inscrição “5”.
Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do Abono Salarial – PIS será efetuado pela Caixa Econômica Federal e Abono Salarial – PASEP pelo Banco do Brasil.
Para o pagamento do Abono Salarial – PIS é considerado o mês de nascimento do trabalhador e para o pagamento do Abono Salarial – PASEP é considerado o dígito final do número de inscrição do PASEP.
Quem tem direito ao saque do abono?
I - o trabalhador que exerceu profissão com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2018;II - o trabalhador que ganhou, no máximo, dois salários mínimos, em média, por mês;III - quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; eIV - a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente no sistema do governo.
Como saber se tenho direito?
Para saber se tem direito ao abono salarial, será necessário fazer a consulta das seguintes maneiras:
PIS (trabalhador de empresa
privada):
no Aplicativo Caixa Trabalhadorno site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar
Fonte: Caixa Econômica Federal
Postar um comentário