ARTIGO: VÍRUS - CONHEÇA UM POUCO DESSE INIMIGO INVISÍVEL E TEMIDO



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Já que estamos vivendo em função de uma pandemia de um vírus , no caso um novo coronavirus , o blog do professor traz para você algumas informações cientificas sobre esse “organismo sem vida”  , que tanto nos aterroriza . E como estamos diante de um inimigo invisível , nada melhor do que conhece-lo bem para poder lidar com ele .

Vamos lá!

Os vírus são organismos acelulares que são incapazes de se reproduzirem fora de uma célula. São, basicamente, formados por material genético e envoltos por uma capa proteica.

Os vírus são organismos muito simples que se destacam pela ausência de células. São muito conhecidos pelas doenças que causam aos seres humanos, entretanto, é importante saber que alguns são inofensivos para o homem. A seguir descreveremos melhor as características, a estrutura e a maneira como os vírus reproduzem-se.

Características

Os vírus, palavra derivada do latim virus que significa “veneno” ou “toxina”, são organismos microscópicos extremamente pequenos que possuem um tamanho que pode variar de cerca de 20 a 300 nm. Para se ter uma ideia desse tamanho, os vírus que possuem cerca de 20 nm de diâmetro são menores que o ribossomo, uma pequena estrutura celular responsável pela síntese de proteínas. Em razão desse pequeno tamanho, na maioria das vezes, só podem ser vistos pelo microscópio eletrônico.


A característica mais marcante dos vírus é a ausência de células. Por isso, eles também não possuem organelas importantes, por exemplo os ribossomos, que produzem proteínas; nem mesmo enzimas, as quais são necessárias para a realização de diversas reações. Uma característica interessante é o fato de que os vírus podem ser cristalizados, o que não é observado nas células.


Por conta da ausência de células e de uma maquinaria metabólica, os vírus são incapazes de reproduzirem-se sozinhos, sendo fundamental, então, parasitar uma célula para que isso possa acontecer. Em consequência dessa característica, os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.


Os vírus possuem material genético, na maioria das vezes, ou RNA ou o DNA. No caso do Mimivírus, temos uma situação pouco comum, já que nele são observados tanto DNA quanto RNA. Outra característica peculiar é que o material genético dos vírus pode ser DNA de dupla-fita, DNA de fita simples, RNA de dupla-fita ou RNA de fita simples.


Estrutura dos vírus


A estrutura dos vírus é bastante simples quando o comparamos com qualquer organismo possuidor de células. Podemos dizer que os vírus são partículas constituídas por material genético envolto por uma camada proteica. Em alguns casos, observa-se ainda um envelope membranoso envolvendo a cápsula de proteínas. Veja abaixo mais a respeito de cada uma dessas partes:



Material genético: Nos vírus, encontramos DNA, RNA ou os dois combinados. Os vírus que apresentam DNA são chamados de vírus de DNA e aqueles que possuem RNA são chamados de vírus de RNA.


Capsídio: O capsídio é uma cápsula formada por proteínas que envolvem o material genético. Apresenta diferentes formatos e é formado por pequenas subunidades denominadas de capsômeros.


Envelope: Os envelopes encontrados nos vírus são, geralmente, derivados da membrana plasmática da célula onde o vírus reproduziu-se. Esse envelope apresenta fosfolipídeos e proteínas da membrana, além de proteínas e glicoproteínas que possuem origem viral.

Vírus são vivos ou não?

Os vírus são organismos considerados por muitos como organismos sem vida. Entretanto, uma parcela dos pesquisadores acredita que os vírus apresentam vida, porém com algumas diferenças. Aqueles que defendem que os vírus não são seres vivos baseiam-se nas seguintes evidências:


Vírus não possuem células, ou seja, são acelulares. Isso contrapõe a teoria celular, que diz que todos os seres vivos possuem células, dessa forma, os vírus não poderiam ser considerados vivos.


> Vírus só conseguem reproduzir-se no interior de uma célula.
> Vírus não possuem metabolismo próprio.
> Os que acreditam que os vírus são vivos baseiam-se nas seguintes ideias:
> Vírus apresentam material genético.
> Vírus são capazes de sofrer mudanças ao longo do tempo, ou seja, são capazes de evoluir.

Fonte: EscolaKids
Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com


Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem