GOVERNO FEDERAL: Seguro-desemprego ganha reajuste com a alteração do valor do salário mínimo para 2022

 

© Reprodução/Twitter

Da Redação

O valor do seguro-desemprego passará por um reajuste previsto para o mês de janeiro de 2022, acompanhando as mudanças do novo salário mínimo. Com a projeção realizada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), anunciada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, estima-se um piso de R$ 1.210. Portanto, o benefício vai ter o pagamento reajustado. As informações são do bolaVip.

Ainda que o custo do seguro-desemprego tenha um cálculo personalizado a cada trabalhador, visto que a sua média segue os últimos três pagamentos recebidos antes da demissão, existe um teto para o benefício. Em 2021, o piso do pagamento foi o de R$ 1.909,34. A limitação desse valor é reajustada anualmente a partir do salário mínimo atual. Certos trabalhadores só têm acesso ao teto nacional, como os resgatados, pescadores e domésticos.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

O seguro-desemprego pode ser obtido por algumas classes de trabalhadores, como aquele que for demitido sem justa causa; o trabalhador com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador; a pessoa resgatada em condição semelhante à de escravo; e pescador profissional durante o período do defeso.

O pagamento do seguro-desemprego depende diretamente do último trabalho exercicido pelo profissional. Ou seja, ele pode receber entre três a cinco parcelas, dependendo do tempo e quantidade de vezes que for solicitada o benefício. Inclusive, é possível o parcelamento ser alternado ou consecutivo ao trabalhador.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem