Barragem de Sobradinho no norte da Bahia e cachoeiras de Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas,alcançaram um volume de água que não era visto há 12 anos.

Cachoeiras de Paulo Afonso- Bahia - Foto reprodução 
Barragem do Sobradinho - Foto repreodução

A Barragem do Sobradinho, no Sertão do São Francisco e as cachoeiras de Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas, alcançaram um volume de água que não era visto há 12 anos. O fenômeno ocorre devido à abertura de três comportas da hidrelétrica local com a vazão de quatro mil metros cúbicos por segundo, informou o G1.

O fato também é explicado pela cheia do Rio São Francisco por conta da intensidade das chuvas na nascente, situada em Minas Gerais. Além das cachoeiras de Paulo Afonso, outro reservatório que teve o volume de água aumentado foi a Barragem do Sobradinho, no Sertão do São Francisco.

O reservatório segue com a vazão aumentada em 4 mil m³, a maior liberação de água dos últimos 12 anos. A situação do rio é monitorada pela Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf).

A Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf), monitora a situação do rio. Em Juazeiro, 25 famílias que moraram perto da margem  do rio ficaram desabrigadas, com 15 delas alojadas em uma escola municipal. A água também chegou próximo a estabelecimentos comerciais e à ciclovia da orla da cidade.

Em Paulo Afonso, a cheia do rio também provocou mudanças, com as cachoeiras desaguando mais água que o comum. Ainda segundo informações, a previsão é que haja chuvas na região até maio, sendo com mais previsibilidade até abril. Além da Chesf, monitora a situação das cidades ribeirinhas o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem