OPINIÃO: Instituto de pesquisa subestima a inteligência do povo brasileiro: " A Matemática e a Estatística não mentem , mente quem faz mal uso delas".

Foto montagem- TM/EJ
(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 

Dizem os "experts" em politica de que que as pesquisas eleitorais são uma "cortina de fumaça" para disfarçar o jogo de cartas marcadas que são as eleições. Não é de hoje que os chamados institutos de pesquisas se prestam ao golpismo. Existem institutos de pesquisa que  já foi denunciado várias vezes e é de conhecimento público que ele não faz pesquisa, mas publica, travestido de pesquisa, a opinião de um  certo  grupo de TV no pais.

A  pesquisa divulgada pelo  instituto chamado IPESPE nesta sexta-feira(11) é um afronta a inteligência do povo brasileiro. Ela  aponta  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando  com 43%  em relação ao Presidente  Bolsonaro aparece em segundo lugar com 25%, seguido de Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) empatados com 8%. João Doria (PSDB) pontua com 3% e a senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado André Janones (Avante) têm 1%, 

Mas o que mais nos impressiona é número da amostragem utilizada por esse instituto. Apenas 1.000 pessoas foram “supostamente” entrevistadas entre os dias 7 e 9 de fevereiro e consideraram uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

Se considerarmos que o Brasil é dividido em 27 unidades federativas, formada por 26 Estados e o Distrito Federal  e por 5.570 municípios, e com um colégio eleitoral superior a 150 milhões de eleitores. Veja aqui.

Vamos então a matemática dos números:

Se o IPESPE tivesse entrevistado 01 cidadãos por município, então o espaço amostral seria de 5.570 indivíduos pesquisados, por tanto presume-se que tal instituto concentrou a coleta de dados de forma intencional em cidades onde o reduto é favorável ao candidato Lula, já que entrevistou apenas 1.000 pessoas. Se tivesse concentrado em redutos bolsonarista o resultado seria inverso.

Dizem por ai que toda essa massificação em torno de pesquisas mostrando o pré-candidato do PT e ex-presidiário Lula despontando na preferencia do eleitorado tem um único motivo, se criar uma narrativa que dê sustentação  em caso de fraude nas eleições de 2022.  

(*) Professor, Engenheiro Agrônomo, Bacharel em Administração, Licenciado em Matemática, Psicopedagogo e redator chefe do blog TM/EJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem