#VERIFICAMOS: : É falso a publicação: “CEO da Pfizer diz que não tomará a própria vacina” . Confira !!!


Post publicado no Facebook que, até as 13h de 4 de fevereiro de 2021, tinha mais de 200 compartilhamentos.

“CEO da Pfizer diz que não tomará a própria vacina”

Circula nas redes sociais a informação de que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, não tomará a vacina da Covid-19 desenvolvida pela própria empresa. Por meio do ​projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

A informação analisada pela Lupa é falsa. O post que circula nas redes sociais tira de contexto uma entrevista dada pelo CEO da Pfizer, Albert Bourla, à CNN, em 14 de dezembro de 2020. Bourla explicou que ele e outros executivos da empresa ainda não tinham tomado a vacina da Covid-19 porque não queriam “furar fila”, devido à recomendação do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) de que as primeiras doses deveriam ser aplicadas em trabalhadores da área de saúde.

“Não, ainda não tomei e temos um comitê de ética que está lidando com a questão de quem está recebendo. Existem regras de alocação restritas que o CDC definiu. Somos muito sensíveis para não furar a fila”, afirmou. Em seguida, Bourla diz que a recomendação é de que ele deve tomar em breve a vacina para que as pessoas possam acreditar em sua eficácia. “Eu acho que o comitê recomenda que eu seja vacinado logo porque pesquisas que vimos indicam que as pessoas acreditarão muito mais na vacina se verem o CEO da empresa sendo vacinado, então é provável que eu a receba”.

Em nota, a assessoria da Pfizer negou a afirmação do post. Explicou que o CEO da Pfizer está apenas obedecendo a recomendação do CDC de que as primeiras doses da vacina devem ir para profissionais de saúde. Também por nota, a assessoria disse que, até o presente momento, Albert Bourla ainda não foi vacinado. “O motivo continua o mesmo: a obediência às recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que destinou as primeiras doses da vacina aos profissionais de saúde e idosos do país. Alguns estados também começaram a vacinar socorristas, professores e residentes com 75 anos ou mais”.

Em seu site, o CDC recomenda atualmente que sejam vacinados nos Estados Unidos, além do pessoal da área de saúde, pessoas acima de 75 anos ou mais, trabalhadores essenciais da linha de frente (como bombeiros, policiais) e aqueles que trabalham no setor educacional, como os professores.

Checagem similar foi feita por Aos Fatos e Fato ou Fake.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem