VIAGEM INTERNACIONAL: Rússia apoia Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, diz ministro russo

 

Foto divulgação

Rússia apoia a inclusão do Brasil como um membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, após se encontrar com Carlos França, o ministro da mesma pasta no Brasil. As informações são do portal de notícias G1.

"A Federação da Rússia manifesta seu apoio à candidatura do Brasil à cadeira permanente e buscamos o aumento do número de membros permanentes para os países em desenvolvimento, da América, Ásia e África”, afirmou Lavrov.

Hoje, o Brasil ocupa um assento temporário no conselho (veja mais abaixo).

Ele criticou a política internacional dos EUA: "Eles têm uma tendência para alterar o direito internacional com suas regras próprias e querem dividir o mundo em duas partes, países democráticos e não democráticos, países privilegiados e outros". E, então, reclamou da expansão da expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para a região do leste da Europa.

Os dois tiveram uma reunião e deram uma entrevista coletiva antes do encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin.

No fim do ano passado, França fez uma visita à Moscou, o que ele lembrou em sua coletiva. O ministro brasileiro, Carlos França, afirmou que discutiram:

Questões do Conselho de Segurança da ONU;

Parâmetros para estratégia em pesquisa e desenvolvimento de projetos na área da defesa;

Temas de conjuntura internacional.

França afirmou que a Rússia é um parâmetro mundial, especialmente na indústria de defesa, e que o Brasil privilegia parcerias que incluem transferência de tecnologia.

O brasileiro ainda disse que o ministro do gabinete de segurança institucional da segurança, General Augusto Heleno e a Rússia firmaram um protocolo de proteção mútua de informações classificadas que atende a Lei de Acesso à Informação no Brasil.

Lavrov recebeu perguntas após as duas falas. Não houve questionamentos sobre a relação com o Brasil, mas, sim, sobre os exercícios militares russos.

O ministro russo afirmou que se o Reino Unido baixar sanções à Rússia, o país dele vai retaliar.

Ele ainda reclamou dos países do Ocidente por reclamarem de manobras militares que as forças armadas russas fazem em seu próprio território.

Assento temporário

Nos anos de 2022 e 2023, o Brasil ocupará um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Essa é a 11ª vez que o país integra o órgão (a última vez havia sido entre 2010 e 2011).

O Conselho é um dos mais importantes órgãos multilaterais responsáveis pela segurança coletiva internacional.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem