FECHANDO O CERCO: Putin conversa com presidente do Conselho Europeu após sanções

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone nesta 3ª feira (15.mar.2022) com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Segundo o Kremlin, a conversa girou em torno da “situação relacionada à condução da operação militar especial russa para proteger as repúblicas de Donbass, bem como aspectos humanitários, incluindo medidas para evacuar civis”. As informações são do Poder 360.

Durante a conversa, Putin argumentou que a UE (União Europeia) “ignorou” o recente ataque em Donetsk, no leste da Ucrânia. Separatistas pró-Rússia dizem que um bombardeio ucraniano deixou pelo menos 16 mortos e mais de 20 feridos na região. 

O Kremlin detalhou que Putin esboçou suas “avaliações fundamentais sobre as negociações em curso entre representantes russos e ucranianos para desenvolver acordos levando em conta os requisitos russos já conhecidos. Ao mesmo tempo, notou que Kiev não demonstra uma atitude séria em encontrar soluções mutuamente aceitáveis”. 

Nos últimos dias, a União Europeia anunciou uma série de sanções contra a Rússia, como retaliação pelo ataque à Ucrânia, iniciado em 24 de fevereiro. Mais cedo, o bloco adotou o 4º pacote de sanções econômicas contra o país de Putin. 

A presidente da comissão, Ursula Von der Leyen, disse que as sanções “prejudicarão ainda mais a capacidade de Putin de financiar essa guerra injustificada”. Também de acordo com ela, “a UE e seus parceiros manterão a pressão sobre o Kremlin até que ele pare a invasão da Ucrânia”.

Eis algumas das sanções anunciadas pela UE contra a Rússia:

I - fechamento do espaço aéreo para todos os aviões russos, inclusive jatos privados;

II - banimento da venda de aeronaves e equipamentos para as linhas aéreas russas e limitação do acesso da Rússia a certas tecnologias;

III - proibição total de quaisquer transações com empresas estatais russas em diferentes setores;

IV - restrições comerciais relativas ao ferro, ao aço e a produtos de luxo;

V - limitação de novos investimentos no setor energético russo;

proibição da classificação da Rússia e de empresas do país pelas agências de classificação de crédito da UE.

VI - punição de oligarcas e elites empresariais ligadas ao Kremlin, empresas atuantes nas áreas militar e de defesa que estão apoiando a invasão e atores de desinformação.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.co

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem