O
cantor e compositor Gilberto Gil quebrou um protocolo da Academia Brasileira de
Letras (ABL) ao tomar posse da cadeira de número 20 da instituição, na última
sexta-feira (8). O ato do ex-ministro fez com que a prefeitura de Salvador
economizasse cerca de R$ 80 mil.
Ele, assim como a atriz Fernanda Montenegro, arcaram com os custos para a confecção do próprio uniforme, o fardão. Bordado com fios de ouro que formam ramos de café em um tecido de cambraia verde-oliva, a vestimenta oficial da instituição, protocolarmente, seria bancada pela cidade de origem do "imortal" - no caso de Gil, a capital baiana.
Segundo a revista Fórum, em outros casos, quando as prefeituras não têm recursos para custear o fardão, quem financia a tradição é o estado natal do homenageado.
Eles trocaram o alfaiate oficial da ABL, Diógenes Cardoso, pelo estilista e figurinista fluminense Marcelo Pies. Além de poupar os cofres públicos (a cidade do Rio de Janeiro, no caso da atriz), eles pagaram um valor ainda menor na roupa, R$ 30 mil por cada.
A alegação de Gil e Fernanda foi a de que suas cidades não poderiam ser oneradas numa época de pandemia, de acordo com a publicação.
Pies
já tinha experiência em fazer fardões. Em março de 2018, para a posse do seu
companheiro na Casa, o poeta e ensaísta Antonio Cicero, ele mesmo quem fez a
peça.
Entre os imortais que quebraram o protocolo também está o escritor Ariano Suassuna, eleito em 1990. Ao invés de aceitar que a peça fosse feita pelas mãos "oficiais", ele contratou a costureira pernambucana Edite Minervina para cortar e costurar seu fardão, bordado por Cicy Ferreira.
O
jornalista Roberto Marinho, o médico Ivo Pitanguy e o professor Cândido Mendes
de Almeida também são conhecidos por terem custeado seus próprios uniformes.
Com informações do Bahia Notícias
Para ler mais acesse, www:
professortacianomedrado.com / Siga o blog do professorTM/EJ
no Facebook, e
no Instagram.
Ajude a aumentar a nossa comunidade.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação
Postar um comentário