HOMENAGEM: 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil

Foto reprodução internet/Google

Por:  Daniela Diana Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no país em 18 de abril e é dedicado ao fomento da leitura, sobretudo, na escolarização básica infantil.

Dessa forma, essa data recorda a importância do hábito de ler desde cedo visto que o livro é um importante instrumento de cidadania.

As comemorações variam nas escolas e podem incluir: eventos, atividades, idas às bibliotecas, apresentações, salas e círculos de leituras, narração de histórias, inserção de projetos escolares, etc.

Essa comemoração foi criada em 2002 no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso por meio da Lei n.º 10.402/02.

A escolha da data é uma homenagem a um dos mais influentes escritores da literatura brasileira do século XX, o escritor brasileiro pré-modernista Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, motivo pelo qual esse dia é também chamado de Dia de Monteiro Lobato.

Lobato, que dedicou grande parte de sua vida à literatura infanto-juvenil, é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, a qual reúne brincadeira, leitura e aprendizado.

Segundo ele:

“De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.”.

Dentre suas obras infantis, a mais destacada é o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, uma coleção de aproximadamente 25 livros de histórias, escritas entre 1920 e 1947.

Algumas histórias da coleção são:

O Saci (1921)

Reinações de Narizinho (1931)

Caçadas de Pedrinho (1933)

Emília no País da Gramática (1934)

Geografia de Dona Benta (1935)

Histórias de Tia Nastácia (1937)

O Poço do Visconde (1937)

O Pica-pau Amarelo (1939)

Além de Monteiro Lobato, outros escritores contribuíram para a divulgação da literatura infanto-juvenil no país: Ana Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Lygia Bojunga, Ziraldo, Maria Machado, Tatiana Belinky, etc.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem