Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) promoveu uma formação sobre ‘Gamificação em Ciências Humanas’, uma ferramenta importante aliada à aprendizagem. O momento formativo foi voltado a professores das disciplinas de História e Geografia dos anos finais (6º ao 9º anos).
De acordo com o formador Weider Caick, assessor de formação da disciplina de
Geografia, ao levar as tendências tecnológicas para a sala de aula, cria-se uma
maneira nova de aplicar conteúdos sem perder o aprendizado. “Nossa formação foi
pautada não somente nos jogos digitais, mas também, em jogos que não precisem
utilizar a internet. Isso, claro, com foco total no uso dos jogos em sala de
aula, sejam digitais ou analógicos”, ressalta Weider.
A professora Suery Taxma, da Escola Municipal de Pontal, garante que vai usar
as novas estratégias em sala de aula. “É interessante trazer novidades para
usarmos no aprendizado dos alunos. Com certeza eu vou levar esses conhecimentos
adiante, para garantir aos alunos um ensino-aprendizagem ainda mais eficiente”,
conclui.
Gamificação
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a tendência conhecida como
‘gamificação’ consiste em aplicar elementos de jogos em ambientes não-lúdicos,
para transformar o aprendizado numa prática inovadora. Tanto é que, a aplicação
desse conceito na área da educação tem sido apresentada por algumas pesquisas,
ressaltando o potencial que pode representar na renovação do atual modelo de
ensino-aprendizagem.
O termo gamificação, do inglês gamification, surgiu em 2008 no âmbito da indústria de mídias digitais e ganhou popularidade em outubro de 2010, quando foi introduzido em conferências da área dos jogos digitais. O MEC ainda ressalta que, apesar de ser um conceito recente, muitas práticas gamificadas, isto é, aquelas que incorporam linguagens e metodologias de jogos para incentivar a participação das pessoas, já eram realizadas antes desse período, em diversos ambientes
O que é inovador nessas práticas atuais é o uso de novos recursos tecnológicos,
como a internet e os dispositivos móveis, fazendo com que essas experiências se
tornem mais amplas e dinâmicas.
Texto e Fotos: Elen Victória - Estagiária da Ascom PMJ
Sob supervisão da Ascom PMJ
Para
ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com / Siga o blog do
professorTM/EJ no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a
nossa comunidade.
AVISO: Os
comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do
Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou
reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem
de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados
que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação
Postar um comentário