EVENTO: Univasf através do Colegiado de Antropologia promove quarta edição das Jornadas da Caatinga com o tema “Lutas, retomadas, reconhecimentos”,


O Colegiado de Antropologia (Cant) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a quarta edição das Jornadas da Caatinga, de 25 a 28 de abril, no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Com o tema “Lutas, retomadas, reconhecimentos”, o evento contará com mesas redondas, oficina e apresentação de trabalhos na Mostra de Pesquisa Graduada e Pós-Graduada. O prazo para submissão de trabalhos foi estendido até quinta-feira (13). As Jornadas da Caatinga integram as atividades do projeto Canteiro de Antropologia e são abertas à participação de toda comunidade.


Os interessados em apresentar trabalhos, na modalidade comunicação oral, devem se inscrever por meio de formulário on-line. As normas de submissão constam no Edital Nº 1/2023. As inscrições para ouvintes serão feitas no primeiro dia do evento.


Esta edição traz em sua programação, além de três mesas redondas e da Mostra de Pesquisa Graduada e Pós-Graduada, a Mostra Visual das Jornadas da Caatinga, uma oficina e a conferência de encerramento. O evento terá a presença de docentes e pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do país.


A abertura das Jornadas da Caatinga acontecerá às 9h e o tema da primeira mesa redonda, sobre “Indigenidades Comparadas”, será debatido pelos professores Victor Alcântara e Silva, da Universidade de Brasília (UnB); e Camila Galan de Paula, da Univasf. Também participarão como palestrantes convidados nas outras mesas redondas os professores Gustavo de Andrade Gurão, da Universidade do Estado do Piauí (Uespi), Maria Elza Soares da Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Jacquez Manz, do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 


As tardes serão destinadas à apresentação dos trabalhos da Mostra de Pesquisa Graduada e Pós-Graduada. Já a Mostra Visual das Jornadas da Caatinga ocorrerá às 19h30, do dia 27 de abril, no Núcleo de Extensão, localizado no Centro de São Raimundo Nonato. A conferência de encerramento sobre o tema “Comunidades quilombolas e a demarcação de territórios estatais” será ministrada às 14h do dia 28 pela pesquisadora Daniela Perutti, do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP) da Universidade de São Paulo (USP). 


A professora do Cant, Natacha Simei Leal, que integra a organização do evento, lembra que as Jornadas da Caatinga são um seminário anual, que foi suspenso durante a pandemia e está sendo retomado. “Essa quarta edição é muito importante para dar continuidade ao debate e à vida universitária no Campus Serra da Capivara. Como nas outras edições das Jornadas e igualmente nos Canteiros de Antropologia, tentamos sempre trazer a São Raimundo Nonato pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições, o que consideramos fundamental para o debate antropológico”, destaca a docente. O evento conta com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).


Ascom Univasf

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem