Taciano
Gustavo Medrado Sobrinho
Engenheiro Agrônomo Famesfiano
Plantei um pé de acerola em vaso e após seis meses a planta entrou em fase de produção, porem um fato intrigante aconteceu. Apesar da planta apresentar uma excelente floração não houve a produção desejada, apenas um ramo produziu frutos grandes e saudáveis, mas nos demais ramos as flores murcharam, e caíram.
Fui pesquisar, e uma das prováveis causas na presença de flores associada à ausência de frutificação em Aceroleira pode estar associado a falta de abelhas
polinizadoras no local. Esses insetos são imprescindíveis para que a fruteira
produza as acerolas. Trata-se de abelhas nativas, entre as quais as mais comuns
são as do gênero Centris, cujo hábito é viver em ninhos solitários no solo.
Um outro fator que poderia causar tal fenômeno seria o uso de inseticidas na cultura, mas não faço uso de nenhum produto químico pois trata-se de um cultivo orgânico, portanto hipótese descartada. A falta de outro pé de acerola nas proximidades, para que haja polinização cruzada, também pode estar influenciando na baixa frutificação da fruteira. Uma segunda Aceroleira no ambiente tende a favorecer a polinização das flores o que ja fiz, plantei outro pé. Agora é aguardar a nova fase de floração para verificar se houve progresso na produção dos frutos .
Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com e Ajude a aumentar a nossa comunidade.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário