O que causou o apagão em todo o pais? A Aneel e ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) explicam em relatório. Confira!

 

Foto redes sociais

Da Redação
Por: Taciano Medrado


Segundo relatório prévio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a causa provável do apagão ocorrido na manhã dessa terça-feira em to o pais, foi devido a uma falha detectada em uma linha de transmissão no Ceará.  A expectativa é que os órgãos enviem ao ministro Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia, um relatório completo sobre a pane no sistema elétrico até a próxima quinta-feira (17).


Ainda de acordo com Silveira, duas falhas concomitantes são necessárias para provocar um apagão de grandes proporções como o ocorrido nesta terça-feira (15). Este segundo problema no sistema ainda é investigado; mas há suspeita de que seja um erro em uma linha próxima à Usina Hidrelétrica de Belo Monte.


"No Ceará, houve sobrecarga na transmissão do Ceará, o que levou o sistema a entrar em colapso na região. Quando aconteceu, a ONS agiu imediatamente para modular a carga da energia que chega para Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o que levou à perda energética", afirmou. "Todas as possibilidades são aventadas. Essa, em especial, por se tratar de um ponto nevrálgico do sistema", acrescentou sobre a investigação que pode atestar falha na linha de transmissão de Tucuruí, próxima à Usina de Belo Monte.

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem