Por: Taciano Medrado
No Brasil se tem um histórico negativo contra treinadores de futebol, basta o time cair de produção e apresentar resultados negativos que a cabeça do comandante vem logo a prêmio, ou melhor, vai pra guilhotina.
Eu poderia citar vários exemplos, mas vou me ater a um mais recente envolvendo o argentino Jorge Sampaoli um dos treinadores mais valorizados do futebol sul-americano, cortesia inicial do excelente trabalho realizado com a seleção chilena, entre 2012 e 2016 e que no futebol brasileiro, teve boas passagens por Santos e Atlético-MG e agora agoniza no Flamengo sob uma saraivada de criticas.
Mas vamos a realidade!
Apesar dos torcedores e a imprensa culpar Sampaoli pela péssima fase do Flamengo é importante ser justo e reconhecer que o atual elenco do Flamengo nem de longe lembra o timaço que abocanhou tudo em 2019 conquistando, o Brasileirão, a Libertadores da América, Copa do Brasil (esse título, ironicamente conquistado por Dorival Jr que nesse domingo tomou o titulo do seu ex- clube que o demitiu )
É certo que o treinador "maluquinho", alcunha que recebeu pelo seu jeito elétrico de se comportar na área técnica nos jogos não tem levado muita sorte desde que assumiu o rubro negro carioca e depois de perder tudo ainda de sobra deixou escapar a chance de conquistar um título com o Flamengo, mas acabou perdendo a final da Copa do Brasil para o São Paulo nesse domingo (25).
Mas as pergunta que devem ser feitas são:
O elenco que hoje está sob o comando do treinador argentino não é o mesmo que estava sob a tutela do português Vitor Pereira?
Por que o time não melhorou com a saída do português e a entrada do argentino Sampaoli? De fato a culpa são dos treinadores ou de um elenco envelhecido e desgastados como os zagueiros que a mais de 3 anos não rende em campo? e o tal de Gabigol, que ha muito tempo não marca um tento e até pênalti tem perdido, uma das suas principais marcas.
TRAJETÓRIA VENCEDORA
Com
a tônica de fazer grandes trabalhos na América do Sul, Sampaoli soma troféus importantes em sua carreira.
Relembre, abaixo, quais foram eles.
Em
toda sua carreira, Sampaoli soma seis troféus de primeira linha. Antes desses
troféus, porém, ele conquistou três vezes a Liga Casildense (campeonato
equivalente à 5ª divisão argentina) em três oportunidades: em 1996 à frente
do Belgrano de Arequito, e em 1999 e 2000 pelo Aprendices
Casildenses.
Dessa
forma, os principais títulos de Sampaoli são os seguintes:
Copa
América (Seleção do Chile) em 2015
Copa
Sul-Americana (Universidad de Chile) em 2011
Torneio
Apertura (Universidad de Chile) em 2011 e 2012
Torneio
Clausura (Universidad de Chile) em 2011
Campeonato
Mineiro (Atlético Mineiro) em 2020
Por fim, vamos aguardar Sampaoli ser demitido, já que o mesmo afirma que não irá pedir demissão e cumprirá o contrato até dezembro de 2023 para que um novo "crucificado" assume o comando do Flamengo, fala-se a quatro cantos que será Tite.
Desejamos sorte a ele ou a qualquer outro, mas se a diretoria não renovar o atual elenco de nada adiantará, mais fiascos e decepções irão acontecer.
Para
ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram.
www: professsortaciano medrado.com e Ajude a aumentar a
nossa comunidade.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.
Postar um comentário