BARRACO NA SUPREMA CORTE: Veja trechos do bate boca entre os ministros André Mendoça e Alexandre de Moraes

Bate boca entre os ministros do STF gera desconforto a corte 

Da Redação
Por: Taciano Medrado


Tempos complicados por que passa a Suprema Corte da justiça brasileira. Não bastasse algumas decisões polêmicas proferidas por alguns magistrados, destaque para o “Superministro” Alexandre de Moraes, Dias Tóffoli, Gilmar Mendes, o cenário parece pior do que se imagina.


No julgamento que começou na quarta – feira (13) e foi retomado nesta quinta que julgavam quatro ações penais incluídas na pauta das sessões extraordinárias da corte dedicadas ao caso, Moraes e André Mendonça bateram boca no plenário do STF durante o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu a ser julgado pelos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.


Veja abaixo a transição ipsis litteris da discussão:

 

Mendonça: Em todos esses movimentos, de 7 de setembro, como ministro da Justiça, eu estava de plantão, com uma equipe à disposição, seja do Ministério da Justiça, seja com policiais da Força Nacional que chegaria que chegariam aqui em alguns minutos para impedir o que aconteceu. Eu não consigo entender, também carece de resposta, como que o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi invadido. Vossa Excelência sabe o rigor de vigilância e cuidado que deve haver lá. O fato é o seguinte: eu não vou entrar nesse mérito hoje, acho que não nos cabe, pelo menos da minha parte não é intenção entrar nesse mérito hoje, a minha intenção é avaliar a conduta do senhor Aécio Lúcio Costa Pereira…”


Moraes (interrompendo): “Ministro André, se me permite, já que vossa Excelência entrou nesse caso, as investigações demonstram claramente por que houve essa facilidade: cinco coroneis comandantes da polícia militar estão presos, exatamente porque desde o final das eleições se comunicavam como ‘zap’ dizendo exatamente que iriam preparar uma forma de, havendo manifestação, a Polícia Militar não reagir. Então, claramente a Polícia Militar, que é, eu também fui ministro da Justiça e sabemos nós dois que o ministro da Justiça não pode utilizar a Força Nacional se não houver autorização do Governo do Distrito Federal, porque isso fere o princípio federativo…”


Mendonça: “Mas em relação às edificações federais ele pode e deve conter…”


Moraes: “É um absurdo… com todo respeito, vossa Excelência querer falar que a culpa do 8 de janeiro foi do ministro da Justiça...


Moraes: “… é um absurdo, quando cinco comandantes estão presos…”


Mendonça: muito embora, eu queria e o Brasil quer ver esses vídeos do Ministério da Justiça.”


Moraes: “Quando o ex-ministro da Justiça [Anderson Torres], que sucedeu vossa Excelência, fugiu para os Estados Unidos…”


Mendonça: “Eu não sou advogado de ninguém aqui, ministro Alexandre…


Moraes: “ fugiu e jogou o celular dele no lixo, e foi preso…”


Mendonça: “Eu não sou advogado de ninguém, nem de A nem de B”

 

Moraes: “… e agora vossa Excelência vem, no plenário do Supremo Tribunal Federal, que foi destruído, para dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó!”

 

Mendonça: “Não coloque palavras na minha boca…”

 

Moraes: “Tenha dó!” 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem