DICAS DO AGRÔNOMO: Gotejamento subterrâneo. O que é? Importância e Benefícios.

Foto reprodução - Rivulis

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Engenheiro Agrônomo


O gotejamento subterrâneo é ideal para os cultivos de soja, milho, algodão, feijão e muitos outros cultivos de alto valor agregado, seja para consumo ou para a produção de sementes, pois permite que a água, os nutrientes e até mesmo defensivos agrícolas sejam aplicados através de um único sistema, chegando diretamente à raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo.


Essa solução possibilita realizar tanto a colheita de uma safra, quanto o plantio da safra seguinte no mesmo dia, sem interferências na área e com o trânsito facilitado para os maquinários, sem obstáculos. São os ganhos operacionais, do plantio à colheita!


Entendendo o gotejamento subterrâneo


Como o nome sugere, Irrigação por gotejamento Subterrânea (SDI) é a Irrigação por gotejamento (Rega gota-a-gota) sob o solo.


Há duas formas de SDI: superficial e profunda.


Enterrio superficial


Refere-se ao enterrio do Tubo ou Fita Gotejadora alguns centímetros abaixo da superfície. Isso permite que os produtores tenham muitos dos benefícios da Irrigação Subterrânea, evitando que um tubo de parede fina seja carregado pelo vento. O Tubo ou Fita Gotejadora deve ser removido e descartado após a temporada. A cada temporada, um novo Tubo ou Fita Gotejadora é instalado para que os produtores usem a parede mais fina possível para as condições locais para reduzir custos. Frequentemente, o Tubo ou Fita Gotejadora é instalado sob uma cobertura plástica ou sob cobertura vegetal. Este método SDI é frequentemente usado com hortaliças de uma única colheita, morangos e melões.


Enterrio profundo


Refere-se ao Tubo ou Fita Gotejadora colocado a pelo menos 10 cm (4”) abaixo da superfície. O objetivo do enterrio profundo é o uso em várias colheitas com o mesmo Tubo ou Fita Gotejadora sendo usada por anos, e até mais de 20 anos. O enterrio é geralmente a 10 a 30 cm (4 a 12”) com Tubo ou Fita Gotejadora mais grossa (mínimo de 12 mil e até 45 mil) usada para garantir que o produto funcionará corretamente por muitos anos. Além disso, Tubos Gotejadores autocompensantes (PC) podem ser usados para obter laterais mais longas ou para irrigar em topografias mais acidentadas. Este método SDI tem uma ampla gama de aplicações de cultivos incluindo cana, milho, algodão, videiras, tomates, pomares e alfafa. Além disso, o enterrio profundo pode ser uma solução excelente para a rotação de culturas. Muitos dos benefícios da Irrigação por Gotejamento Subsuperficial (Rega gota-a-gota Subterrânea) se aplicam a enterrio raso e profundo; no entanto, o foco deste blog são as aplicações de enterrio profundo devido aos requisitos exclusivos ao projetar um Sistema de Irrigação (Sistema de rega) plurianual.


BENEFÍCIOS

 

Economia de Água: Sem Evaporação


A Irrigação aplicada subsuperficialmente elimina a evaporação da água superficial. Em comparação com a evaporação de até 45% com Irrigação por aspersão (Medições de evaporação durante a Irrigação por aspersão, University of Southern Queensland, 2012).


Minimiza a Incidência de Ervas Daninhas


Ao aplicar água diretamente nas plantas, nenhuma água está sendo aplicada nas entrelinhas. Menos água nas entrelinhas ou na superfície significa menor incidência de ervas daninhas e menos custos com herbicidas para eliminar as ervas daninhas.


Raízes Mais Fortes


Quando um tubo gotejador é enterrado a 30 cm, as raízes precisam “buscar” a água, desenvolvendo uma estrutura de raízes muito saudável que penetra mais profundamente no solo, em vez de se concentrar na superfície.


Reduz a Incidência de Doenças nas Plantas


Uma diferença notável do SDI é que, a camada superficial do solo permanece relativamente seca. Comparado com a Irrigação por aspersão, ou mesmo Irrigação por gotejamento de superfície, o SDI permite que você irrigue até a colheita. Além disso, uma superfície mais seca resulta em menos umidade e, portanto, menos risco de doenças fúngicas.


Fácil acesso ao campo e colheita


Quando os Tubos Gotejadores são enterrados, o acesso ao campo é mais fácil, pois o SDI elimina a necessidade de ter tubos na superfície. Para a colheita de nozes mecanizada, qualquer Irrigação na superfície pode ser um problema. Este problema é eliminado com SDI. Além disso, você pode irrigar até a colheita sem o risco normal de atolar em cultivos como cana de açúcar e pastagens.


Ao contrário da maioria dos sistemas de Irrigação mecanizada, o SDI pode ser instalado em blocos de formatos irregulares, maximizando cada hectare. Além disso, quando a Irrigação (Rega) por pivô já estiver instalada, o SDI pode ser instalado nos cantos para que esta área de produção não seja perdida.


Irrigação (Rega) de alta frequência


Uma diferença fundamental em comparação com os sistemas tradicionais é que a SDI utiliza Irrigação (Rega) de alta frequência. Pequenas doses de água ajudam a prevenir encharcamento, manter a oxigenação do cultivo e fornece um ambiente melhor para o crescimento das raízes.


Fonte: Rivullis 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem