DICAS DO DR. SAÚDE: O que é a dor no cóccix? Quais são os sintomas e o tratamento?

Você ou alguém que conhece sente uma dor próxima ao ânus quando vai se sentar? Neste episódio, o Ortopedista, Dr. Alessandro Gonzalez Torelli fala sobre dor no cóccix.


A dor no cóccix é um processo doloroso localizado próximo à região anal. Essa dor pode ocorrer após permanecer sentado por um longo período, especialmente se a postura for incorreta, com o peso do corpo apoiado no sacro e cóccix. Além disso, ela também pode surgir ao sentar-se em assentos duros, sem o acolchoamento adequado. A pessoa pode relatar dor ao sentar e levantar-se, e em alguns casos, a dor pode surgir mesmo sem apoiar o corpo na região. 


O que causa a dor no cóccix?


O cóccix é formado pela fusão de 3 a  5 peças ósseas que se conectam a um osso achatado, que liga a coluna vertebral à bacia (o chamado sacro). Muitas vezes essa fusão não ocorre de forma completa, podendo existir pequenos movimentos entre uma ou mais peças do cóccix. Essa movimentação anormal na região, associada a sobrecarga local, pela postura inadequada ao sentar, pode ocasionar um processo inflamatório, causando a dor.


Uma causa frequente é um trauma direto no local, como quedas sentadas ou durante o trabalho de parto vaginal, podendo levar até uma fratura com cicatrização óssea incompleta e má posicionamento do cóccix fraturado. Outras causas possíveis e menos frequentes são processos infecciosos, tumores e artrites são bastante raras.


Quem mais risco de sentir dor no cóccix?


Pessoas que passam muito tempo sentadas ao longo do dia e que sentam de forma incorreta;


Pessoas que sofreram traumas recentes na região após uma queda sentada;


Gestantes apresentam um risco aumentado de sentir dor no cóccix por conta das alterações hormonais, próprias da gestação, que levam ao afrouxamento dos ligamentos na região da pélvis.


Na presença desses sintomas, é muito importante buscar um médico para o diagnóstico correto, que inclui o exame físico detalhado e alguns exames complementares como radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O diagnóstico é essencialmente clínico.


Quais são as opções de tratamento?


Felizmente, a maioria dos casos se resolvem de forma espontânea ou com tratamento clínico. A principal forma de tratamento é a mudança de comportamento e a educação postural. Sentar de forma correta evitando a pressão no cóccix, é o primeiro passo para resolver o problema, evitar longos períodos sentados também é bem importante e pausas regulares para andar e alongar são muito bem vindas na rotina de trabalho. É raro a necessidade de seguir com um tratamento mais invasivo.


Fonte: Brasil 61


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem