Fatos inusitados que só acontecem em Juazeiro no Norte da Bahia, como logradouro com nome de praça que nunca existiu. Entenda!

 

área onde seria construída a Praça da República no bairro Dom tomaz - fotos crédito Tacilla Medrado


Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Juazeirense nascido e criado nas barrancas do Rio São Francisco


Olá caríssimo (a)s leitore(a)s,  estava nesse feriado prolongada sentado na porta da minha casa tocando minha viola, quando de repente parou um jovem, batalhador, entregador de pizzas e me perguntou se eu sabia informar onde ficava a “Praça da República” no bairro Dom Tomaz, vizinho ao Castelo Branco, por que ele já havia revirado tudo e não encontrava o endereço do cidadão ou cidadã que havia feito uma encomenda. 


Segundo o jovem várias pessoas a quem ele abordou não sabia onde essa tal “Praça da República”, ficava. Eu disse ele que estava com sorte em me perguntar, pois de fato raríssima pessoas sabiam, e uma dela era eu.


Apesar 99,99% da população de Juazeiro não saber, de fato aqui na cidade existe, pelo mesmo no papel, e em um nome cravado numa parede, uma praça chamada da República. Por que eu sei? Vamos ao mistério!


Moro no bairro Castelo Branco a 26 anos, na mesma casa e na mesma quadra, e minha residência dista 100 metros da tal “Praça da República”, – que só existe no papel e em uma placa afixada no muro de uma das residências que fica em frente onde seria a tal praça, mas fisicamente nunca foi construída.


Mas como surgiu a ideia de se construir uma a  “suposta praça”?


Havia um senhor, economista, escritor de uma reputação ilibada,  que era nosso vizinho,  chamado Joselino Oliveira, hoje falecido que certa vez me contou uma história,  de que ele quando foi secretário municipal sugeriu ao então prefeito da época que aproveitasse um enorme terreno baldio que ficava em frente a casa dele e construísse um a praça a qual levaria o nome de PRAÇA DE REPÚBLICA. 


Passou a gestão do tal prefeito nada foi feito, vieram outros e nada de praça. Até que nos últimos governos municipais na metade da área foi construído um MEI, alias muito louvável e digno de aplausos, mas Joselino Oliveira ainda nutria o sonho de ver construído na outra metade do terreno a tão sonhada PRAÇA DA REPÚBLICA, o que até hoje não aconteceu. 


No dia 08 de junho de 2021, nosso vizinho idealizados da Praça da República faleceu, Reveja a matéria, sem contudo ver a tão sonhada praça construída.


Se porventura,  algum dia, qualquer gestor público municipal decidir construir uma praça na parte do terreno que ainda sobrou que  seja dado o nome In Memoriam, de PRAÇA DA REPÚBLICA JOSELINO OLIVEIRA, em memória daquele que tanto lutou e defendeu a construção dela. O que seria uma justa homenagem.

Nosso vizinho e amigo  foi pra o plano celestial, mas nos continuamos ainda aqui pra testemunhar.


Como se ver, esses fatos inusitados só acontecem em Juazeiro no Norte da Bahia, como logradouros  que se encontram nos registros da prefeitura como   asfaltadas ,a exemplo da rua Joana Darc, no bairro Dom Tomaz II vizinho ao Tancredo Neves, mas que ainda permanecem no chão batido, dentre outras . 

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem