Como no tabuleiro de xadrez, na política, se dá bem o mais sagaz e de intectualidade privilegiada

Foto ilustração

O xadrez é um jogo que exige muita estratégia e planejamento. Cada movimento deve ser cuidadosamente pensado, levando em consideração as possíveis respostas do adversário. É necessário antecipar jogadas, criar armadilhas e proteger o “rei” a todo custo. A habilidade de antecipar os movimentos do oponente é fundamental para obter vantagem no jogo. Enfim, o xadrez é um desafio intelectual.


Na política, o processo é semelhante, e cada movimento em falso, cada erro primário pode levar ao fracasso. Assim como o mundo conheceu os geniais enxadristas, a exemplo do russo Kasparov ex-campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político nascido na República Socialista Soviética do Azerbaijão, União Soviética (atual Azerbaijão). Bobby Fische, americano e Boris Vasilievich Spassky, grande mestre de xadrez russo naturalizado francês e décimo campeão mundial que usavam as suas habilidades cognitivas e a sua paciência para vencerem, no jogo político também existem os que sabe utilizar as estratégias desse jogo milenar para se locupletarem.


Ano que vem – 2024 -  estaremos na iminência de mais uma eleição no pais, após 4 anos, a que irá eleger os novos prefeitos e vereadores dos milhares municípios espalhados pelo pais afora,  e os velhos “enxadristas políticos” já começam a mover suas peças no grande  tabuleiro. E nesse jogo " vale tudo", barganhar, trocar peças, ofertar, prometer, enganar, e até mesmo se confessar e degustar a hóstia sagrada, com o intuito de sempre  proteger  seu alvo principal,  o rei . 


Como no xadrez, na vida real também tem aquelas peças que devem ser sacrificadas na defesa do rei, são os "penhões ", que vos diga certo partido político de um estrela vermelha, que sabe muito bem como fazer com seus "militontos" na linha de frente.

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem