As oportunidades na Marinha para quem tem até 62 anos: sem concurso e salário de R$ 21 mil

Em 2023, a Marinha do Brasil abriu inscrições para oficiais RM3, uma modalidade de ingresso voluntário com contratos anuais renováveis por até 8 anos, dependendo do interesse mútuo da força e do voluntário. As inscrições foram até o dia 23 de julho. Muitos profissionais experientes tem buscado informações na seção de concursos da Revista Sociedade Militar e em sites da Marinha do Brasil e já aguardam a abertura do processo seletivo de 2024. Entretanto, a Marinha ainda não informou sobre número de vagas e profissões que poderão ser incluidas no eventual processo seletivo.


O programa não é um concurso público, pois não oferece vínculo permanente, mas seleciona profissionais graduados de ambos os sexos, com idades entre 18 e 62 anos até 31 de dezembro do ano de incorporação.


Os aprovados, após um período de adaptação, podem ser promovidos a oficial RM3 no posto de Capitão de Corveta, com possibilidade de promoção até Capitão de Fragata. Em 2023, o salário bruto para um Capitão de Corveta era aproximadamente R$ 21.060,00, variando conforme o número de dependentes e outros fatores. A Revista Sociedade Militar informou que o processo seletivo de 2023 já está em andamento, mas novas oportunidades podem surgir em 2024.


Algumas das profissões solicitadas no processo seletivo de 2023


Acústica Submarina

Ciência da Computação

Engenharia Química

Engenharia Eletrônica

Nanotecnologia/Engenharia Química

Engenharia de Produção

Química ou Engenharia Química

Informática

Oceanografia

Engenharia de Telecomunicações

Sistemas de Informação

Engenharia Nuclear

Educação Física

Medicina – Radioterapia

Medicina – Radiologia Intervencionista

Medicina – Medicina de Emergência

Medicina – Cirurgia Torácica

Medicina – Cardiologia

Medicina – Ginecologia

Medicina – Cirurgia Oncológica

Pedagogia


A base legal para as contratações é o Decreto 9530 de 2018. Os Oficiais Temporários são membros da Reserva da Marinha, servindo de forma transitória e regional por até 96 meses. A remuneração segue a Lei de Remuneração dos Militares, e o serviço – como acima mencionado – pode ser prorrogado anualmente a critério do Comando de Distrito Naval.


Os requisitos devem ser verificados no aviso de convocação, quando o mesmo for divulgado, mas incluem ser brasileiro nato, ter idade entre 18 e 62 anos na data de incorporação, possuir bons antecedentes e competência técnico-profissional ou cultura científica.


Requisitos para a aprovação

Ser voluntário.

Ser brasileiro nato.

Ter entre 18 e 62 anos de idade até a data da incorporação.

Possuir bons antecedentes de conduta.

Possuir reconhecida competência técnico-profissional ou notória cultura científica.

Estar em dia com obrigações eleitorais e militares.

Não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais.

Ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar. Caso tenha prestado.

Não estar na condição de réu em ação penal.

Atender aos índices mínimos de padrões psicofísicos admissionais.

Efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Apresentar a Certidão de Antecedentes da Justiça Militar, Certidão da Justiça Federal e Estadual.


Dados biográficos


O processo seletivo inclui prova objetiva, verificação de dados biográficos e documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de aula para candidatos da área de magistério e designação para incorporação. Os candidatos devem acompanhar as datas e locais das etapas, principalmente através dos canais oficiais das Forças Armadas, nesse caso, da Marinha do Brasil.


Em 2023, foram oferecidas vagas em áreas como Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério. A prova objetiva tem duração de 3 horas, com 50 questões de múltipla escolha sobre Formação Militar-Naval. Os candidatos devem levar comprovante de inscrição e documento de identificação, e não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos ou material não autorizado.


Fonte:  Site oficial da sociedade militar



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem