CAMISAS NEGRAS: O Vasco não é apenas um clube de futebol, é a história viva da luta contra o racismo ! Portanto, respeitem!

Foto: Site Vasco da Gama

(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Vascaíno desde quando nasceu!


Diante dos frequentes ataques de racismo que vem sofrendo o craque brasileiro Vinicius JR na Espanha,  onde irracionais torcedores do Atlético de Madri penduraram boneco enforcado com camisa de Vinícius Junior em Janeiro; torcedores do Valencia hostilizaram Vini Jr jogando bananas no gramado e  fazendo coro com músicas racistas. Diante desses lamentáveis episódios que envergonha a humanidade, o Clube de Regatas Vasco da Gama, mais uma vez faz história e dá um exemplo para o mundo no combate ao preconceito racial.


Quem acompanha o campeonato brasileiro deve ter estranhado o Vasco usando uma camisa diferente das tradicionais, sem a faixa transversal, o que poucos sabem que essa criação foi uma homenagem do Gigante da Colina contra o racismo no futebol e pela celebração de ter sido o primeiro clube  da história do futebol a incluir negros no seu elenco.


O lançamento


No sábado dia (16/09) o time cruzmaltino lançou seu novo uniforme 3 para a temporada 2023-2024. A camisa reverencia os lendários Camisas Negras, os Campeões Cariocas de 1923, e o impacto profundo que estes atletas, pretos, pobres e operários, trouxeram não apenas para o Vasco, mas para todo o Brasil e mundo.


O novo uniforme tem como inspiração a vestimenta utilizada pelo time mais importante da história do Vasco, mas trazendo tons de modernidade. Localizada acima da cruz de Cristo encarnada, a estrela é alusiva ao título de 1923 e a parte interna da gola traz o nome dos 11 jogadores campeões. Já as datas remetem ao centenário dos Camisas Negras.


O Jacquard na camisa é composto por frases da famosa música cantada pela torcida cruzmaltina nas arquibancadas. A canção exalta o orgulho de ser Vasco e também presta homenagem aos Camisas Negras, que foram representados no ensaio por três gerações de luta de uma família vascaína: Walmir (pai), Manoela (filha) e Jaime (sobrinho).


Sobre o processo de produção de fotos e vídeo, que teve cada etapa sendo aprovada e debatida com um grupo de funcionários negros do Vasco, destaca-se a consultoria constante do Centro de Memória CRVG e do Professor Júnior, doutorando em história com o tema “Camisas Negras”. As fotos foram tiradas pela fotógrafa Alessandra Lima, com uma equipe majoritariamente negra. E o vídeo principal, por sua vez, foi desenvolvido em parceria com o Grupo End to End e possui ilustrações artista Juan Calvet, com inspiração de afro-futurismo nos traços.


Portanto, toda a nação cruzmaltina repudia e condena e todas as formas de racismo e discriminação 


Com informações da página oficial do Vasco da Gama 

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem