Ética Situacional - o que é?

Foto ilustração

Ética Situacional, de acordo com o modelo de Fletcher, afirma que o processo de decisão deve ser baseado em circunstâncias de uma situação particular e não em uma lei fixa. O único absoluto é o Amor. O amor deve ser o motivo por trás de cada decisão. Contanto que o amor seja a sua intenção, o fim justifica os meios. A justiça não se encontra na letra da Lei, mas na distribuição do Amor. Fletcher fundou o seu modelo com base em uma declaração encontrada no Novo Testamento da Bíblia que diz: "Deus é amor" (I João 4:8).


 A Contradição


O modelo de Fletcher sobre a Ética Situacional parece razoável de primeira, mas quando analisado cuidadosamente, a sua falha se torna aparente. A Ética Situacional baseia-se na afirmação "Deus é Amor" de I João 4:8. No entanto, no capítulo seguinte lemos: "Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados" (I João 5:3). Embora Fletcher afirme que qualquer mandamento pode ser quebrado em sã consciência se o Amor for uma intenção, a Bíblia diz que obedecer aos mandamentos de Deus é amar a Deus. Quebrar qualquer mandamento, independentemente de suas intenções, é não amar a Deus. Portanto, a lógica diz que quebrar o mandamento não foi algo verdadeiramente feito em Amor.


A natureza pecaminosa do homem


Ética Situacional é supostamente baseada na Bíblia, no entanto, ela contradiz a Bíblia. Além disso, existem outras considerações filosóficas que são deixadas em aberto. Podem os humanos, seres falhos, ser confiáveis para atuar no Amor? O Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu aos Gálatas: "[a Lei] Foi acrescentada por causa das transgressões..." (Gálatas 3:19). Esta passagem refere-se à Lei Levítica que foi "cumprida" pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Contudo, os regulamentos éticos continuam a aparecer no Nova Testamento da Bíblia. Talvez eles compartilhem o mesmo objetivo que a Lei Levítica, na medida em que ambos foram dados por causa de nossa tendência ao pecado contra Deus. Mesmo os crentes em Cristo, salvos pela graça, conservam a sua natureza pecadora enquanto estiverem neste mundo.


A Palavra de Deus


Ética Situacional, embora talvez seja bem intencionada, é errada. É melhor não transgredir a Lei de Deus em qualquer circunstância, independentemente da sua motivação. Deus sabe o que é melhor e instituiu a Sua Lei para uma finalidade. Ele não deu permissão a nenhum homem de transgredir Sua lei. Se você vai sofrer por manter a Sua Lei, alegre-se e seja muito contente, porque assim também os profetas sofreram antes de você, e grande é o vosso galardão nos céus. Se for necessário quebrar a lei de Deus para prevenir que um ente querido sofra, ainda assim não faça isso. Você estaria tirando deles a oportunidade de perseverar e receber as bênçãos de Deus. Além disso, você estaria quebrando a lei de Deus e trazendo o Seu desagrado sobre si mesmo. Quebrar a Lei eterna de Deus por uma preocupação temporal é focalizar-se nas coisas deste mundo e ignorar toda a eternidade.


Fonte: Artigo publicado por allaboutphilosophy.org




Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem