CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO: Irã ameaça fechar Mar Mediterrâneo por conflito em Gaza, mas não diz como


(Reuters) - Um comandante da Guarda Revolucionária Iraniana disse que o Mar Mediterrâneo pode ser fechado caso os Estados Unidos e seus aliados continuem a cometer "crimes" em Gaza, informou a mídia iraniana neste sábado, sem explicar como isso seria feito.


O Irã apoia o Hamas contra Israel e acusa os Estados Unidos de apoiar o que chama de crimes israelenses em Gaza, onde bombardeios que já duram semanas mataram milhares de pessoas e expulsaram a maior parte da população de suas casas.


"Eles podem aguardar pelo fechamento do Mar Mediterrâneo em breve, (do Estreito de) Gibraltar e de outras vias navegáveis", disse o veículo Tasnim, citando o general de brigada Mohammad Reza Naqdi, comandante coordenador da Guarda.


O grupo houthi do Iêmen, alinhado ao Irã, realizou no último mês ataques a navios mercantes no Mar Vermelho em retaliação ao ataque de Israel a Gaza, levando algumas empresas de transporte marítimo a mudar de rota.


A Casa Branca disse na sexta-feira que o Irã está "profundamente envolvido" no planejamento de operações contra embarcações comerciais no Mar Vermelho.


O Irã não tem acesso direto ao Mediterrâneo e não ficou claro como a guarda poderia tentar fechá-lo, embora Naqdi tenha citado "o nascimento de novos poderes de resistência e o fechamento de outras vias navegáveis", segundo a mídia iraniana.


Os únicos grupos apoiados pelo Irã no Mediterrâneo são o Hezbollah, do Líbano, e as milícias aliadas na Síria.



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem