Exame Nacional da Magistratura deve começar a ser aplicado em março

Foto divulgação


As provas do Exame Nacional da Magistratura devem ser aplicadas em março de 2024. O dia exato ainda não foi divulgado. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou o exame em 14 de novembro de 2023.


A aprovação será exigida para concorrer a cargos na magistratura em todos os tribunais do país. Terá validade de 2 anos, contados a partir da divulgação do resultado definitivo. Eis a íntegra da resolução do CNJ (PDF – 521 KB).


Segundo o CNJ, os motivos para a criação da prova são:


transparência e fortalecimento do caráter nacional da magistratura;

uniformização de nível, valorizando o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura, mais do que a mera memorização de conteúdos;

democratização do acesso à carreira da magistratura, tornando-a mais diversa e representativa.


O exame se aplicará às Justiças Federal, Estadual, Trabalhista e Militar.


A nova resolução não se aplica aos concursos com editais já publicados na data da sua entrada em vigor. Fica proibida, porém, a publicação de novos editais até a regulamentação do exame pela Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho), que elaborará o exame.


A prova tem caráter eliminatório, não classificatório. São considerados aprovados todos os candidatos em ampla concorrência que conseguirem ao menos 70% de acertos na prova objetiva. No caso de candidatos autodeclarados negros ou indígenas, ao menos 50% de acertos.


“Estou muito feliz com a aprovação do Exame Nacional de Magistratura, uma ideia que defendo de longa data. Vamos uniformizar o nível de conhecimento dos magistrados, vamos aferir melhor as vocações e eliminar quaisquer insinuações de favorecimentos que, justa ou injustamente, apareciam aqui e ali”, afirmou o presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, que defende a proposta desde 2007.



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem