Governo Lula insiste na polarização, diz ex-ministro de Dilma

 

Traumman foi ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma© Divulgação


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva completa seu primeiro ano de governo com uma "maioria gigantesca" no Supremo Tribunal Federal, nunca vista antes em seus mandatos presidenciais, avalia o jornalista e analista político Thomas Traumann, que foi ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff.

Maioria que tende a ser reforçada com a esperada entrada do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, indicado por Lula para ocupar a vaga de Rosa Weber.


Na visão de Traumman, Dino terá o claro papel de "defesa do governo" na Corte, caso tenha sua indicação aprovada no Senado, como é esperado – a sabatina está prevista para o próximo dia 13.


"Vai ter uma bancada muito forte antibolsonarista dentro do Supremo, que hoje é claramente (formada por Luís) Barroso, Gilmar (Mendes), o Alexandre (de Moraes) e agora com o Dino.


Para o ex-ministro de Dilma, foram justamente os ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores que levaram a Corte a uma inédita boa vontade com o governo petista.


Embora ressalte a responsabilidade de Bolsonaro nesse processo, Traumann considera que a atuação do STF acaba contribuindo para a polarização da sociedade, algo que a nomeação de Dino pode reforçar.


Na sua leitura, a indicação do ex-governador do Maranhão não interfere no xadrez da sucessão de Lula, porque o PT não apoiará um nome de fora do partido em 2026, caso o presidente decida não disputar a reeleição devido a sua idade.

"Acho que nem o Dino achava que isso era possível", ressalta.


Ao fazer o saldo do primeiro ano de governo, Traumann elogia os avanços na política ambiental e nas relações exteriores, assim como a decisão de colocar no centro da agenda econômica a tributação dos mais ricos, algo inédito nos governos petistas.


Por outro lado, é justamente na alimentação da polarização que identifica o ponto mais negativo do governo.


"A questão negativa é que o governo insiste na polarização, incentiva a polarização. Eu acho que o governo gosta da polarização", critica.




Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem