GRANDE DESAFIO: Novo presidente Millei herda do governo esquerdista da Argentina um pais com hiperinflação de 142,7% e 40,1% da população situação de pobreza



Da redação
Por: Taciano Medrado

 

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse  neste domingo (10)  uma pais com economia á beira do colapso com uma uma hiperinflação de 145,7% em 12 meses fruo de um modelo econômico adotado pelos governos peronistas pífio e irresponsável e agravado pela gestão do agora ex-presidente Alberto Fernández, amigo fiel de Lula.


Inflação recorde


A inflação anual da Argentina subiu para 142,7%  no acumulado até outubro. Subiu 50,3 pontos percentuais em 2023 e está acima de 3 dígitos há 9 meses. O próximo resultado de inflação será divulgado na 4ª feira (13.dez) com a taxa acumulada em 12 meses até novembro. 


Tempos difíceis requer medidas drásticas


Não resta dúvidas que Milei terá um grande desafio para evitar que o pais viva uma  catástrofe que levaria á  pobreza extrema,  aumentado a  indigência.


Milei disse que enviará ao Congresso da Argentina um texto para fazer uma reforma do Estado. Terá “todas as ações a serem realizadas, incluindo reformas profundas em diversos âmbitos: econômico, financeiro e político-laboral”. 


Javier prometeu durante a campanha eleitoral fechar o Banco Central, responsável pelo controle do poder de consumo das famílias. Apesar disso, ele indicou um presidente para assumir a autoridade monetária. Será Santiago Bausili. 


Quadro de miséria 


A perda do poder de compra levou o país a ter 40,1% da população em situação de pobreza. No 2º semestre, havia 11,8 milhões de pessoas que não tinham dinheiro suficiente para custear as próprias despesas.

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem