SEÇÃO CURISOSIDADES: Como surgiram a CIA e o FBI? As duas agências respondem a órgãos diferentes nos EUA. Entenda!


Vamos começar pela CIA, sigla em inglês para Agência Central de Inteligência, principal órgão de informação do governo americano. Ela nasceu para suceder a OSS (sigla para Escritório de Serviços Estratégicos), uma agência de espionagem que funcionou apenas durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da OSS, as atividades de informação nos Estados Unidos não tinham um controle central. No fim da da guerra, com a extinção do órgão, o governo sentiu a necessidade de manter a centralização e, em setembro de 1947, criou a CIA.  Até hoje ela tanto produz informações por conta própria, como coordena um enorme sistema de inteligência, que inclui outras agências.


Já o FBI, sigla em inglês para Agência Federal de Investigação, tem uma história mais antiga.


“Foi o presidente Theodore Roosevelt que o criou, em 1908, para investigar suspeitos de corrupção, não só em relação ao Fisco, como também no sentido político, além de cuidar de negociatas com terras públicas no Oeste”, diz o historiador Antônio Pedro Tota, da Pontifícia Universidade Católica de São  Paulo (PUC-SP). Hoje, uma das responsabilidades oficiais do FBI é investigar crimes federais, como casos de sequestro ou roubos de informações confidenciais do governo. Mas ele também pode atuar em defesa da segurança interna dos Estados Unidos, fazendo espionagem dentro do país, enquanto o trabalho da CIA é realizado no exterior. 


Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes, como no escândalo de Watergate, entre 1973 e 1974, quando a imprensa denunciou que ex-agentes da CIA espionavam cidadãos americanos dentro do país – o caso provocou a renúncia do então presidente americano Richard Nixon. Os episódios polêmicos envolvendo os dois órgãos não param por aí.


No começo da década de 70, um dos mais famosos diretores do FBI, John Edgar Hoover, foi acusado de obter informações comprometedoras sobre políticos americanos para chantageá-los.  Mais recentemente, a CIA passou a ser criticada por não ter conseguido informações para evitar o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova York.


Por isso, ela enfrenta uma profunda reformulação, que afetará não apenas sua estrutura e estratégia, como também seu relacionamento com outras agências dos Estados Unidos.




Fonte: SuperInteressante



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem