Canadá registra 50ºc negativos no oeste e grande nevasca no leste

 

Daniel Crump/AFP/METSUL meteorologia


Uma incursão de ar polar do Ártico extremamente forte atinge a América do Norte com marcas excepcionalmente baixas nos termômetros e condições de frio perigosas ao ser humano no Canadá e nos Estados Unidos. A massa de ar congelante traz temperaturas de até 50ºC abaixo de zero. Neste sábado, a temperatura mínima desceu a 50,1°C abaixo de zero na estação de Keg Creek, na província de Alberta. Trata-se do primeiro registro de na casa de -50°C em Alberta no mês de janeiro desde 2004.


Valores de sensação térmica de -50ºC a -60ºC são registrados por mais de 24 horas em Saskatchewan. A temperatura desceu a -46°C em Saskatchewan e despencou a -43°C na província da Colúmbia Britânica. A temperatura ontem caiu a -12,9°C no Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR), a menor temperatura em janeiro na estação desde os -14,1ºC de 1993


Em Edmonton, a temperatura mínima da sexta-feira chegou a impressionantes 45,9ºC abaixo de zero. Foi a menor temperatura para qualquer mês do ano desde o registro de 46,1ºC em dezembro de 2009. Metade do Canadá está sob alertas de condições meteorológicas extremas neste fim de semana, após um início de inverno excepcionalmente quente e seco para a maior parte do país. Um vórtice polar do Ártico se aproxima enquanto um ciclone bomba avança dos Grandes Lagos para o Leste canadense com nevascas, sensação térmica extrema por vento de até 100 km/h ou mais e poderosas nevascas. A Environment Canada emitiu alertas de frio extremo para toda Alberta e Saskatchewan, bem como para grandes partes da Columbia Britânica, Yukon, Territórios do Noroeste e Manitoba. Alberta passa por uma onda de frio brutal esta semana, depois de enfrentar o dezembro mais quente já registrado.


“Algumas das temperaturas que estamos vendo no oeste do Canadá não são apenas incrivelmente frias em comparação com o que vimos recentemente, mas são temperaturas recordes em geral”, disse Wagar. No Leste, uma grande tempestade de neve atinge partes de Ontário e Quebec, dias depois de já terem sido afetadas por nevascas significativas. Em muitas áreas do Canadá, a semana trouxe a primeira neve expressiva do inverno. A Environment Canada está alertando os motoristas para ficarem fora das estradas, se possível, devido aos ventos fortes trazendo condições semelhantes às de Blizzard com nevasca e vento que reduzirão a visibilidade.


Fonte: Metsul (https://metsul.com/2024-01-13-canada-frio-alberta-quebec/ )



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem