CLIMATEMPO: Após frente fria, calorzão volta em todo o Brasil; veja previsão por região

Foto ilustrativa

A mudança brusca na temperatura nos últimos dias foi causada por uma frente fria que passou pelo centro do mapa do Brasil. O fenômeno trouxe chuvas intensas e chegou a colocar cidades em estado de alerta.


Em São Paulo, o litoral sul e o norte tiveram estragos com os temporais. Em São Sebastião, onde, no último verão, 64 pessoas morreram em decorrência da chuva, a sirene de alerta chegou a ser acionada por causa do volume de água com os temporais. Em Santos, mais de 40 famílias foram desalojadas por causa da chuva.


A frente fria depois seguiu para o Nordeste e causou temporais na Bahia. No estado, 500 pessoas ficaram desabrigadas e duas pessoas morreram.


Nesta segunda-feira, no entanto, a frente fria já se dissipou, e as temperaturas voltam a subir em todo o país. O tempo deve ficar estável pelos próximos dias.


Veja a previsão nas regiões do Brasil:


Sul


Os termômetros devem chegar aos 29°C ao longo da semana nos estados da região sul do país. Apesar disso, neste início de semana, o sol deve aparecer entre nuvens e ainda há chance de chuva, principalmente nas áreas de serra.


Sudeste


Depois da chuva intensa na última semana, o litoral de São Paulo deve ter trégua. No estado, a temperatura volta a subir e pode bater os 32°C ao longo da semana. O calor também vai marcar a semana no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. São esperadas pancadas de chuva isoladas ao longo da semana.


Centro-Oeste


Nos estados do Centro-Oeste, a temperatura segue subindo, e os termômetros podem chegar a 35ºC no Mato Grosso do Sul, e a 38°C no Mato Grosso. Há previsão de pancadas de chuvas nos estados, principalmente no fim dos dias.


Norte


Na região Norte, também há previsão de calor títpico de verão com os termômetros acima dos 30°C nos estados. Além disso, o início da semana deve ser de sol, mas encoberto por nuvens, com previsão de pancadas de chuva isoladas.


Nordeste


A frente fria se dissipou nos últimos dias na região Nordeste, causando estragos na Bahia. No estado, o tempo deve firmar a partir de quarta-feira e as temperaturas seguem em alta, acima dos 30°C. Nos demais estados, o calor vai predominar, com chance de chuvas isoladas.


Frente fria da Patagônia


A frente fria chegou vinda da Patagônia, extremo sul da Argentina. A alta pressão causada por ela no centro do Brasil impediu a chegada de ar quente nessa parte do país.


Com isso, esse ar quente ficou estacionado sobre a própria Patagônia, fazendo com que os termômetros, em alguns pontos, chegassem a bater máximas perto dos 40°C.

 

Fonte: G1 



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem