EQUADOR - Um país em conflito armado

 

Fotomontagem TM (©Fornecido por The Daily Digest)

O presidente do Equador, Daniel Noboa, admitiu, num decreto oficial, que o país está no meio de um conflito armado interno. Trata-se do capítulo mais recente de uma escalada violenta que já dura anos.


Estúdio de televisão foi invadido por grupo armado


O decreto foi divulgado depois que um grupo armado invadiu o estúdio de um telejornal, durante uma transmissão em Guayaquil, a cidade mais populosa do país.


Pânico generalizado


O episódio (real) provocou a evacuação e o fechamento de centenas de instituições públicas, além de colapso de estradas e meios de transporte.


Fim de semana violento


A comoção atingiu o Equador, que viveu um fim de semana particularmente violento, com tumultos nas prisões, ataques e sequestros, segundo o  site de notícias GK.


Fuga da prisão


O GK também noticiou que um explosivo foi detonado perto da casa de Iván Saquicela, presidente do Tribunal Nacional de Justiça, ao norte de Quito, a capital.


Estado de exceção


No dia 8 de janeiro, o presidente Noboa declarou, finalmente, estado de exceção, para todo o país, o que permite às Forças Armadas apoiarem o trabalho da polícia nas ruas.


Fugas perigosas


Dois dos criminosos mais perigosos do país (líderes de gangues) escaparam das prisões de Guayaquil e Riobamba, uma cidade no sul dos Andes.


Grupos terroristas


Noboa classificou estes e cerca de mais 20 grupos criminosos como organizações terroristas.


Tráfico de drogas


Estes grupos criminosos têm sido associados, segundo os meios de comunicação locais, a vários crimes, mas especialmente ao tráfico de drogas.


Causadora da violência no país


É precisamente o tráfico de drogas que contribuiu para que o Equador mergulhasse numa espiral de violência nos últimos anos.


Candidato assassinado


Em agosto de 2023, por exemplo, o candidato presidencial, Fernando Villavicencio, foi assassinado . Ele queria combater a corrupção


Villavicencio havia colocado sua candidatura na plataforma de combate à corrupção e recebeu diversas ameaças por suas denúncias.


Nomes de políticos relacionados ao tráfico


Ele apresentou até uma lista de candidatos a cargos locais em todo o país, alguns deles encontrados pelo Ministério Público entre os contatos de um traficante de drogas.


Investigação reveladora


Pelo mesmo motivo, o Ministério Público acusou altos funcionários judiciais, em uma investigação de macrocorrupção.


Centro logístico


Segundo a Euronews, o Gabinete de Assuntos Internacionais de Estupefacientes dos Estados Unidos descreveu o porto de Guayaquil como o “principal centro logístico da c o c a í n a que vai para a Europa e para o resto do mundo”.


Benefício para a estrutura da banana


A logística de exportação de bananas e outros produtos primários tem sido utilizada pelo tráfico de drogas para transportar substâncias ilegais, principalmente para a União Europeia.


O país mais violento


Os efeitos secundários destas atividades levaram o Equador a fechar 2023 como o país mais violento da América Latina, segundo a agência EFE.


Uma mudança radical

 

Esta é uma mudança radical, já que, em 2019, o número de mortes violentas foi um quarto do ano passado, informa o El País.


Fonte: ©Fornecido por The Daily Digest

 


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem