Lei dos agentes de saúde será batizada em homenagem a Ruth Brilhante.

 


O governo sancionou em 5 de janeiro a lei que dá o nome da agente comunitária de saúde Ruth Brilhante à legislação que regulamenta as atividades desses profissionais (lei 14.799, de 2024). Ruth, que morreu em 2017, foi 3 vezes presidente da Conacs (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde). A nova lei foi proposta em 2017 pela ex-senadora e atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), que descreveu Ruth Brilhante como uma “incansável lutadora” e uma “liderança incontestável” dos agentes de saúde. O Senado aprovou a homenagem em 2019 e a Câmara dos Deputados fez o mesmo em novembro de 2023.


A lei dos agentes de saúde (Lei 11.350, de 2006), agora denominada Lei Ruth Brilhante, foi a regulamentação de uma emenda constitucional que permitiu a contratação de agentes comunitários de saúde pelos gestores públicos. O nome de Ruth Brilhante já era usado informalmente em referência à lei 13.595, de 2018, que reformulou a carreira dos agentes comunitários de saúde definindo atribuições, nível de qualificação e condições de trabalho.

 

Com informações da Agência Senado

 


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem