No tabuleiro de xadrez da politica de Juazeiro, a Rainha e o Peão invertem seus movimentos

 

Foto reprodução


(*) Taciano Medrado


No tabuleiro de xadrez da política de Juazeiro parece que as pedras trocam de movimentos em relação ao xadrez tradicional. Por que digo isso?


A razão dessa minha constatação é uma foto intrigante que foi publicada em um blog da região nessa terça-feira (9) onde aparece, o já exonerado, Sérgio Fernandes (Ex-Seculte) ao lado de Charles Leal, ainda atual titular da Sedes e da “ingênua” ou “sagaz”, (escolham á vontade), prefeita Suzana Ramos.


Segundo nota de  Charles Leal: 


"Sigo firme apoiando a gestão Suzana Ramos, onde sempre estive, pois quem mudou o posicionamento não fui eu .


Me sentir na obrigação de vir a público esclarecer que sigo firme junto ao projeto político da prefeita de Juazeiro e que respeito, mas saliento que não participei das discussões sobre a decisão de meu irmão Roberto Carlos se lançar como pré-candidato a prefeito de Juazeiro.


Permaneço com a gestão Suzana Ramos, onde pretendo lançar minha candidatura a vereador seguindo o projeto da prefeita, que acredito ser o melhor para Juazeiro, uma vez que fiz parte da criação do grupo político e hoje tenho oportunidade de está contribuindo com o desenvolvimento da cidade como secretário. (Charles Leal)".


Continuo sendo cético a essa fidelidade!

 

Mas voltando ao tabuleiro de xadrez da política de Juazeiro,  duas peças me chamam a atenção,  pois seus movimentos foram modificados.

A Rainha
 como uma  peça mais poderosa no xadrez, capaz de se mover tanto na horizontal, na vertical quanto nas diagonais, quantas casas desejar e ser considerada uma peça que desempenha um papel fundamental na estratégia do jogo, parece que teve seus movimentos neutralizados e manipulados pelo os "Peão" .

Já o Peão,  que tinha seus movimentos restritos  mais restrito de se movimentar  uma casa para frente, mas podendo capturar na diagonal. Seguindo o mecanismo de movimentação, no primeiro movimento, um peão pode avançar duas casas. Quando um peão alcança a oitava fileira do tabuleiro, ele pode ser promovido a qualquer outra peça, inclusive o da Rainha.

Para um bom entender, a analogia  que acabo de fazer com relação as pedras do xadrez (Rainha e Peão) é muito clara. Talvez a prefeita tenha dificuldade em entender e sugiro que busque ajuda dos seus assessores especiais, afinal pelo menos para isso eles devem servir. (Ops! Sem querer ofender).


(*) Professor e Analista Político

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem