OMS cancela sexta missão de ajuda a Gaza por questões de segurança

 

LONDRES/GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde cancelou outra missão de ajuda médica planejada para Gaza, nesta quarta-feira, por questões de segurança, o sexto cancelamento em duas semanas.


O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que essa é a sexta missão ao norte de Gaza cancelada pela agência da ONU por falta de aprovação dos pedidos de visita ou de garantias de segurança desde sua última visita, em 26 de dezembro.


"Bombardeios intensos, restrições de movimento, falta de combustível e comunicações interrompidas impossibilitam que a OMS e nossos parceiros cheguem aos necessitados", disse ele em uma entrevista coletiva virtual a partir de Genebra.


"Pedimos a Israel que aprove as solicitações da OMS e de outros parceiros para entregar ajuda humanitária."


A ofensiva israelense lançada após um ataque mortal do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro deslocou a maior parte dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza, deixou muitas casas e infraestruturas civis em ruínas e causou uma grave escassez de alimentos, água e medicamentos. Os combates se intensificaram recentemente, apesar de uma promessa feita esta semana de reduzir as operações de guerra.


A OMS disse nesta quarta-feira que apenas 15 hospitais em Gaza continuam funcionando, mesmo que parcialmente.


Com informações de Jennifer Rigby e Gabrielle Tétrault-Farber



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem