Quais tipos de sangue são compatíveis em uma transfusão? Essas informações podem salvar uma vida . Confira!

 


Por: Taciano Medrado

As vezes em uma situação de emergência, saber que tipo de sangue é o seu pode ajudar a salvar a sua vida e de outras pessoas. Por isso a nossa equipe preparou uma matéria sobre o assunto. Confira!É comum ver notícias e campanhas na mídia incentivando a doação de sangue como uma forma de salvar vidas. 


No entanto, algo que gera dúvidas em muitas pessoas é sobre quais tipos sanguíneos são compatíveis, isto é, quem pode doar para quem. Antes de responder à pergunta, é necessário entender quais são os diferentes tipos.

Os quatro principais tipos sanguíneos


Segundo a Fundação Pró-Sangue, hemocentro público do estado de São Paulo considerado referência para a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem quatro tipos sanguíneos principais.


São eles: A, B, AB e O. Esses quatro tipos formam o sistema ABO, descrito pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, em 1901.  


“Quase quatro décadas após a descoberta do sistema de grupo sanguíneo ABO, outro fato que revolucionou a prática da medicina transfusional foi a identificação, também em humanos, do fator Rh”, acrescenta a Fundação Pró-Sangue.


O Rh mencionado pela instituição é um antígeno que pode ou não estar presente nos glóbulos vermelhos. Se uma pessoa possui esse antígeno, ela é considerada Rh positivo (representado pelo sinal “+”). Caso não tenha, considera-se que é Rh negativo (-).


Na transfusão, qual tipo de sangue pode doar e receber?


De acordo com a Fundação Pró-Sangue, as transfusões devem seguir os critérios abaixo:


Pessoas com sangue A+


Podem doar para A+ e AB+.


Podem receber de A+, A-, O+ e O-.


Pessoas com sangue A-


Podem doar para A+, A-, AB+ e AB-.


Podem receber de A- e O-.


Pessoas com sangue B+


Podem doar para B+ e AB+.


Podem receber de B+,  B-, O+ e O-.


Pessoas com sangue B-


Podem doar para B+, B-, AB+ e AB-.


Podem receber de B- e O-.


Pessoas com sangue AB+ (receptoras universais)


Podem receber de A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O- (essas pessoas são consideradas receptoras universais, ou seja, podem receber de todos os outros tipos).


Podem doar para AB+.


Pessoas com sangue AB-


Podem doar para AB+ e AB-.


Podem receber de A-, B-, AB- e O-.


Pessoas com sangue O+


Podem receber de O+ e O-.


Podem doar para A+, B+, AB+ e O+.


Pessoas com sangue O- (doadoras universais)


Podem receber de O-.


Podem doar para A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O- (essas pessoas são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar para todos os outros tipos).


O que acontece se combinar tipos de sangue incompatíveis?


Receber um tipo de sangue incompatível na transfusão causa reações adversas no corpo da pessoa.


“Por exemplo, uma pessoa do tipo sanguíneo B não pode receber sangue do tipo A, pois possui aglutinina anti-A. Isto quer dizer que, se o sangue A for recebido, as hemácias vão aglutinar, formando trombos que podem causar embolia (obstrução de um vaso, frequentemente uma artéria, pela migração de um corpo estranho”, explica a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Saúde.


Entretanto, não há motivo para se preocupar. Com o avanço da medicina, as doações e transfusões de sangue tornaram-se extremamente seguras e obedecem a rígidos protocolos.


Em caso de dúvidas sobre o seu tipo sanguíneo, doações e transfusões, consulte um médico.


 


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem