Não temos dúvidas! Você já deve ter se questionado quanto tempo um ar-condicionado pode ficar ligado por dia. Aliás, se não fosse essa objeção, talvez você nem teria chegado até aqui.
O que acontece é que, por ser silencioso, muitas pessoas tendem a deixar o aparelho ligado por horas a fio – a noite toda, por exemplo – para deixar o ambiente bem refrigerado. É por isso que fomos atrás dessa resposta para você!
Este é o tempo máximo que um ar-condicionado pode ficar ligado por dia: Para chegarmos ao “X” dessa questão, é preciso partir de dois pontos de vista. O primeiro deles é o econômico e ecológico.
Um ar-condicionado, em boas condições e moderno, gasta em média, segundo dados da internet, R$ 130,00 por mês, isso considerando que ele fique ligado 8 horas por dia. Agora, levando em consideração a questão ambiental, os sistemas do ar-condicionado contêm gases refrigerantes.
Esses,
por sua vez, são fluidos totalmente perigosos para o meio ambiente, colaborando
para o efeito estufa.
Segundo pesquisas, esses químicos poluem mais do que o dióxido de carbono, contaminando a água e o solo. Isso acontece por falhas na manutenção, quando estes gases acabam vazando do dispositivo.
A próxima razão a ser analisada é a questão da segurança.
Segundo especialistas, qualquer eletrodoméstico sobrecarrega a rede elétrica após ficar 3 horas seguidas ligado. Isso quer dizer que o ar-condicionado, ventilador, geladeira e por aí vai, acabam aquecendo a tomada, os cabos e todo o sistema operacional. Logo, o ideal é desligar esses equipamentos após esse horário, mas, convenhamos, ninguém faz isso!
É por conta disso que hoje, os eletrodomésticos mais modernos possuem tecnologia para suportarem ficarem ligados por muito mais tempo, garantindo a nossa segurança.
Em outras palavras, não há um tempo máximo definido para um ar-condicionado ficar ligado.
É importante, no entanto, garantir uma boa manutenção e regulação do equipamento para prolongar sua vida útil.
Bom, mas vale reforçar que é até ok dormir com o ar ligado, a única coisa que não tem como escapar é do rombo em sua conta de energia ao final do mês e dos danos ao meio ambiente.
Fonte: Porta 6
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.
Postar um comentário