Resumo das principais Manchetes dessa manha de sexta –feira (5). Confira!

 


NOTÍCIAS INTRNACIONAIS 


Conflito no Oriente Médio


Estado Islâmico reivindica autoria de atentado que matou 84 no Irã. Explosões em cerimônia aumentaram ainda mais a tensão no Oriente Médio; mais de 280 pessoas ficaram feridas.


Guerra Israel x Hamas:


Israel lançará mais ataques direcionados ao Hamas, bombardeios atingem campos de refugiados em Gaza.  Israel anunciou uma abordagem mais direcionada para caçar os combatentes do Hamas e seus líderes, enquanto seu ataque aéreo bombardeava a Faixa de Gaza, forçando algumas famílias desalojadas a fugir para a segurança montadas em carroças de burro carregadas com pertences e levando crianças. (As informações são da Reuters). Os bombardeios israelenses em Gaza, na quinta-feira, mataram mais de 20 palestinos, incluindo 16 na cidade de Khan Younis, em uma área costeira do sul repleta de pessoas que fugiram de outras partes do enclave, segundo autoridades de saúde de Gaza.


Líderes do Irã prometem vingança no funeral das vítimas de ataque a bomba


O presidente do Irã e o comandante-chefe da Guarda Revolucionária Islâmica prometeram vingança nesta sexta-feira no funeral das vítimas do atentado do Estado Islâmico dois dias antes.


Cerca de 100 pessoas foram mortas em uma cerimônia na cidade de Kerman na quarta-feira para o comandante Qassem Soleimani, que foi assassinado no Iraque em 2020 por um drone dos Estados Unidos.

 

Conflito na Asia


Coreia do Norte:

Ditador Kim Jong-un  fala em 'mudança decisiva',  passa a tratar Seul como inimiga e alerta Exército para ocupar o Sul em caso de crise. O líder norte-coreano Kim Jong-un voltou a ameaçar a Coreia do Sul com um ataque nuclear e deu ordem para que se acelerem os preparativos militares em face de uma guerra que poderia explodir a qualquer momento, informou neste domingo (31) a agência estatal KCNA. Ele também criticou os Estados Unidos


BRASIL


Governo Lula

As relações não começam nada boas para Lula em 2024. Parlamentares ensaiam impor derrotas em série ao governo no Congresso. O Presidente tem missão de manter vetos a calendário de emendas e ainda emplacar MP que reonera folha de pagamento.


Diplomacia brasileira

Governo Lula  procrastina  para abril retomada de exigência de vistos para viajantes dos EUA. Isenção a americanos e a cidadãos do Canadá e da Austrália foi implementada por Jair Bolsonaro em 2019.


Economia

Carf bate maior valor em julgamentos tributários em quatro anos. Conselho que trata de autuações da receita analisou R$ 230 bilhões até setembro de 2023.

STF

Gilmar Mendes concede liminar para que presidente afastado da CBF volte ao cargo. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta quinta-feira (4/1) a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, ele pode reassumir o cargo. ( revista Conjur)


Alexandre diz que plano de manifestantes do 8/1 incluía prendê-lo e enforcá-lo

Os planos dos vândalos de 8 de janeiro envolviam até o homicídio do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, segundo apontaram as investigações. A informação foi dada pelo próprio ministro, em entrevista ao jornal O Globo. (Conjur)


Lei da amordaça


Se  comemorar atos do 8 de janeiro também estará cometendo crime


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse nesta quinta-feira, 4, que quem comemorar o dia 8 de janeiro estará cometendo um crime, já que a data marca uma tentativa de golpe de Estado. A declaração foi dada em entrevista publicada pela revista Veja



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem