STF abre inquérito contra Sérgio Moro por irregularidade em delação na Lava-Jato

 

O STF abriu inquérito contra o ex-juiz e senador Sérgio Moro por suposta irregularidade em delação premiada no âmbito da operação Lava-Jato. O ministro Dias Toffoli acolheu um pedido feito pela PGR e pela PF que alegam constrangimento ilegal, chantagem e manipulação no acordo de delação premiada do ex-deputado do Paraná, Tony Garcia. Na denúncia, a PGR cita que Tony teria atuado como um “colaborador infiltrado" no meio político e empresarial, para o então juiz Sérgio Moro e procuradores.


O caso corre em segredo de justiça, mas o acordo envolvia que Tony funcionasse como um informante para obter detalhes contra integrantes da Justiça e do Tribunal de Contas do Paraná com prerrogativa de foro e que estavam fora do âmbito da Justiça Federal, onde Moro era juiz. Inclusive a denúncia feita mostra que Moro dava orientações ao réu, inclusive a se encontrar com um agente da Abin. As orientações também envolviam que Tony atuasse com o uso de escutas ambientais.


O caso só foi parar no STF quando o juiz substituto de Moro, Eduardo Appio, descobriu o caso e remeteu ao Supremo. O STF, então, fez consultas à PGR e à PF. O ministro Dias Toffoli determinou a suspensão dos processos envolvendo Tony na Justiça Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal. Em 2023, ele prestou depoimento três vezes por videoconferência em que detalhou o esquema a qual era submetido.


Na decisão, o ministro Dias Toffolli ainda determinou que a Justiça Federal de Curitiba e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região disponibilizem cópia integral de todos os processos envolvendo Tony, em que ele atue como parte, testemunha ou investigado.


Em nota, o senador Sérgio Moro informou que os advogados dele não tiveram acesso aos autos e reafirma que não houve qualquer irregularidade no processo de quase 20 atrás. Moro negou, ainda, os fatos no que chamou de "fantasioso relato do criminoso Tony Garcia", a começar "pela afirmação de que não cometeu crimes no Consórcio Garibaldi".


Fonte: O Globo

 


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem