AGRICULTURA: Pluviômetro instalado no Lote 390 do perímetro irrigado de Curaçá registra 75 mm de chuva na madrugada desse domingo(18).

 

Pluviômetro instalado no lote 390 - perímetro irrigado de Curaçá 

Da redação

Por: Taciano Medrado

 

O nosso leitor, o Engenheiro Agrônomo, produtor e Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Barbosa,  nos enviou uma foto de um pluviômetro instalado no lote 390 do perímetro irrigado de Curaçá, de propriedade do produtor José Edvaldo do Nascimento registrando o índice pluviométrico de 75 mm chovidos nessa madrugada de domingo(18).


A  importância da agua da chuva para a agricultura 


A quem diga que chuva em área irrigada não combina muito bem. Isso não é  verdade!  Pelo contrário, com a agua das chuvas o agricultor da área irrigada economiza na conta de energia,  pois suspende o sistema de bombeamento, além de nutrientes importantes de forma natural como o Nitrogênio (N) e o Oxigênio (O2)


A água é essencial para o crescimento das plantas, sendo um componente-chave para processos como a fotossíntese e a absorção de nutrientes. A chuva supre naturalmente essa necessidade hídrica, promovendo um ambiente propício para o cultivo.


Da mesma forma, solos bem-umedecidos facilitam a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas, contribuindo para um desenvolvimento robusto, e a chuva ajuda justamente a manter essa umidade em níveis adequados. 


Outro impacto da chuva na agricultura é sua capacidade de ajudar a regular a temperatura do ambiente, prevenindo extremos de calor ou frio. Isso é vital para muitas culturas, pois condições térmicas ideais favorecem o desenvolvimento das plantas.

 

Chuva traz nutrientes para as plantas


 A água da chuva beneficia as plantas muito mais do que a água da torneira.


O que acontece é que as gotas d’água percorrem um longo caminho do céu até o solo. Neste caminho elas dissolvem uma série de partículas em suspensão. Uma dessas substâncias é o nitrogênio, que é essencial para o crescimento das plantas, para o verdejar e para que funcionam mais ativamente. As plantas não são capazes de absorver naturalmente o nitrogênio presente no ar, mas sim por meio das chuvas.


Outra substância importante para as plantas que também é muito presente na água da chuva é o oxigênio.


Referência


comitesinos.com.br/noticia/a-maravilhosa-agua-da-chuva-/237



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem