EDUCAÇÃO: Relação entre reprovação de negros, pobres e excluídos e escola inclusiva e acolhedora, é desculpa pífia. O caroço nesse angu é muito maior senhor governador!

 

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Crédito: Matheus Landim/GOVBA

A pressão


Depois do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), editar portaria 190/2024, que estimula os professores da rede a aprovarem os estudantes, mesmo aqueles que não frequentaram as aulas ou não obtiveram êxito em todas as disciplinas, a enxurrada de críticas e de reação por parte da APLB Sindicato e dos professores e coordenadores pedagógicos baianos, nessa terça-feira (20) em entrevista a um jornal local, o mesmo recua e já fala em revogar a decisão.

Aprovação automática,  sim!

A portaria editada pelo governo estadual estimula os professores da rede a aprovarem os estudantes, mesmo aqueles que não frequentaram as aulas ou não obtiveram êxito em todas as disciplinas. Publicada no dia 27 de janeiro deste ano, a medida é vista pela APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia como incentivo para a “aprovação em massa” dos alunos.

Justificativa pífia

O petista na tentativa de reparar o erro, deu uma justificativa pífia alegando que, na cabeça dele (de petista), a medida não visava nem a aprovação em massa de estudantes nem tem intenção de melhorar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas de criar uma escola acolhedora e inclusiva, como se aprovando em massa estaria atingindo esse objetivo.


Chutômetro e achismo

Jerônimo Rodrigues (PT),  afirmou,  sem nenhum estudo ou embasamento técnico,  que os mais reprovados em escolas têm sido “negros, pobres e excluídos”. E o pior, ressalta que a portaria visa reduzir a evasão escolar. Como? Aprovando em massa


Falta conhecimento de causa

Pelo visto, o governador petista da Bahia precisa estudar mais com profundidade, sobre os problemas que atinge a péssima educação básica do Estado. Como professor ha mais de 35 anos, destes 12 anos destinados ao ensino na rede estadual de ensino e sabedor dos sérios problemas que atinge a escola pública estadual,  discordo totalmente de que as causas da evasão escolar e o desestimulo aos alunos sejam por conta do alto índice de reprovação. Tem muito caroço nesse angu,  que o petista quer esconder ! 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem