Sorteios da Mega Sena desafiam a lei da estatística probabilística

 


(*) Taciano Medrado


Há muito tempo que os apostadores da Mega Sena, assim como eu, questionam os resultados das seis dezenas sorteadas. Na última extração da Mega Sena da virada,  onde mais de 588 milhões foram sorteados, diante das dúvidas e questionamentos, como por exemplo de que os pesos das bolas eram diferenciados, a CEF publicou uma matéria esclarecendo sobre a lisura dos sorteios. (Reveja )


Em 2015,  o então,  senador Alvaro Dias (PSDB-PR) encaminhou à presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, um ofício (íntegra abaixo) em que questiona a instituição a respeito das suspeitas de que sorteios da Mega-Sena são alvo de fraudes. O tucano faz referência ao mais recente resultado da loteria, mais uma vez concedido a um apostador de Brasília, quando foi atingida a maior premiação da história, R$ 205 milhões. Tão logo foi divulgado o prêmio, usuários de redes sociais de todo o país passaram a compartilhar vídeos, imagens e teses de que o sorteio foi manipulado. (Fonte: Clique aqui)


Mas as desconfianças não podem ser desprezadas, senão vejamos, nessa ultimo sorteio realizado no sábado(17), que voltou a acumular,  as dezenas sorteadas foram: 09 – 16 – 20 – 47 – 48 – 52. Vejam que foram sorteadas as dezena 47 e 48 , ou seja, duas das mesma casa e o pior em sequência. 


(*) Professor de Estatística, Engenharia Econômica e Análise de investimentos.

 


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem