Uma em cada três crianças com menos de dois anos no norte de Gaza sofre de grave desnutrição e a fome é iminente, disse neste sábado a principal agência da ONU que opera no enclave palestino.
“A subnutrição infantil está se espalhando rapidamente e está prestes a atingir níveis sem precedentes em Gaza”, afirmou a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) em publicação feita nas redes sociais.
Mais de cinco meses após o início da campanha aérea e terrestre de Israel em Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro, grande parte do local está em ruínas, com a maior parte dos seus 2,3 milhões de habitantes deslocados e enfrentando uma grande crise humanitária.
Hospitais
em Gaza relataram que algumas crianças morreram de desnutrição e desidratação.
É
esperado que o órgão de vigilância internacional da insegurança alimentar, o
IPC, apresente em breve um relatório sobre a extensão da crise de fome em Gaza,
depois de ter dito em dezembro que havia um risco de fome no período de
projeção até maio.
Para
que o IPC declare situação de fome, pelo menos 20% da população deve estar
sofrendo de escassez alimentar extrema, com uma em cada três crianças
desnutridas e duas pessoas em cada 10.000 morrendo por dia de fome ou
desnutrição e doença.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário