Como saber se estou filiado a algum Partido Político



O eleitor que nunca se filiou a um partido político mas tem dúvidas se alguém o filiou sem o seu consentimento pode obter esta informação de duas formas. Uma é pela internet, no site do TSE, a outra é ao comparecer presencialmente no cartório eleitoral que estiver inscrito, no TRE do seu estado ou no próprio TSE. Não é possível consultar a filiação pelo CPF.


Como descobrir se está filiado a um partido pela internet


É possível consultar se existe alguma filiação partidária em seu nome no site do TSE. Para consultar é necessário:


acessar o FILIA no site do TSE conforme endereço abaixo:

 https://filia2-consulta.tse.jus.br/#/principal/menu


inserir o número do título de eleitor no campo “Inscrição”;


clicar em “Gerar Certidão”.


Se o eleitor estiver filiado aparecerá uma mensagem certificando que tal eleitor está regularmente filiado. Além disso aparecerá o nome do partido, o município e a data da filiação.


Caso o eleitor não tenha nenhuma filiação em seu nome será mostrado uma mensagem confirmando que o eleitor não está filiado a partido político.


Caso o eleitor tenha sido filiado sem o seu consentimento ele deve solicitar a desfiliação partidária diretamente no diretório do partido.


Como consultar a lista de filiados dos partidos políticos


O eleitor também pode confirmar se está mesmo filiado consultando a relação oficial de filiados dos partidos políticos disponibilizada no site do TSE. Para encontrar seu nome é preciso selecionar o partido, o estado e depois clicar em “Baixar lista”. A lista ficará gravada no seu computador, depois é necessário abrir o arquivo e procurar seu nome na lista.


Se o eleitor tiver solicitado a filiação ao partido e o seu nome não estiver na lista oficial dos filiados, ele deve requerer ao Juiz Eleitoral da zona em que estiver inscrito uma intimação para solicitar ao partido que efetue a filiação.


Como se desfiliar de um partido político


Para requerer a desfiliação partidária é necessário entregar uma comunicação por escrito ao diretório municipal do partido e ao Juiz Eleitoral da zona em que o eleitor estiver inscrito.


Segundo o art. 21 da Lei 9.096/95, após 2 (dois) dias da entrega do comunicado o vínculo com o partido deve ser encerrado.


Com informações do TSE 


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem