O papel dos "Bois de piranha da politica de Juazeiro

 



(
*) Taciano Medrado

Estamos na iminência de mais um embate eleitoral com vistas concorrência pela vaga de prefeito nos milhares de municípios espalhados pelo país, e desde os primeiros dias do mês de janeiro de 2024 que o Tabuleiro de Xadrez da política Juazeiro no norte de Bahia se movimenta freneticamente.

Vários já foram os nomes ventilados como pré-candidatos, alguns desconhecidos do cenário político: bancário, empresários, advogados, militantes ideológicos, etc. Mas apenas quatros nomes já se declararam que irão pra batalha, (pelo menos pretendem!), são eles: Os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, Isaac Carvalho,  que ainda precisa resolver seu imbróglio na justiça eleitoral, pois até o momento consta como “inelegível, Pedro Alcântara e a atual prefeita Suzana Ramos.

Boi de piranha

Para aqueles que não sabem, a expressão “boi de piranha” advém do ditado popular que designa uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram danos. A expressão tornou-se costume quando os boiadeiros tinham de proceder uma travessia em um rio infestado de piranhas e eles escolhiam o boi mais magro e doente, feriam até sangrar e lançavam no rio para que atraísse as piranhas, enquanto a boiada fazia a travessia sem serem atacada.

Pois bem!

Contextualizando com a política na nossa cidade, vários nomes que surgem como pretensos pré-candidatos, na verdade não passam de “bois de piranhas”, só que com uma diferença, a intenção desses é não é serem aniquilados ou devorados, mas sim de se locupletarem em bisca de algum cargo em futuros governos que venha a apoiar. Já vimos esse filme em eleições anteriores, não precisa ir longe. Nas eleições de 2020, vários nomes se lançaram na como pré-candidatos, deram entrevistas em rádios, se expuseram e depois de um certo “acordinho”,  desistiram e foram apoiar outros candidatos com reais condições de participarem do pleito com chances reais e como recompensa pelo ato de “boi de piranha) foram recompensados com um belo cargo e um vultoso salário.

(*) Professor e Analista político 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem