24 de abril: Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 



O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi decretado no dia 24 de abril de 2002, e desde então é celebrado em todo território nacional.


A Libras é uma língua, e não linguagem, utilizada como meio de comunicação pela comunidade surda (pessoas com deficiência auditiva, familiares, amigos, professores, intérpretes, entre outros), formada pelo uso de sinais, gestos e expressões.


Em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a Libras foi criada com base na Língua Francesa de Sinais e os gestos usados pelos surdos brasileiros, resistindo a diversas transformações até o seu reconhecimento.


No Brasil, alguns cursos universitários já possuem a obrigatoriedade da disciplina, como nas áreas de Fonoaudiologia e Educação, durante a formação de professores.


Alfabeto em Libras

A maioria das palavras do português possui um sinal específico em Libras, o que facilita a transmissão da mensagem por não sinalizar letra por letra na hora da conversa. 


O alfabeto manual em Libras, que soletra as letras do alfabeto em português, é utilizado somente para palavras que não tenham um sinal representativo, como nomes próprios (como pessoas e lugares) ou de objetos – servindo como um empréstimo linguístico da língua portuguesa.


Ainda assim, o alfabeto manual pode ser utilizado também para soletrar alguma palavra que você não saiba o sinal, como por exemplo o nome de um país ou até mesmo explicar a forma de escrita de uma palavra no português ou em outro idioma. 


Outro exemplo de utilização manual são os números, que são feitos individualmente.

 


Fonte: Guia de rodas 




Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem