Eleições 2022 x eleições 2024. Da polarização à pulverização!

 


Por: Mark Twain


Cada eleição possui as suas peculiaridades. Uma disputa nacional ou estadual aglutina opositores municipais. Porém, quando a disputa vem para cenário municipal raramente caminham juntos os mesmos grupos. Isso porque vários destes almejam a prefeitura.


Em Juazeiro-BA não é diferente. Apoiadores de Lula  em 2022, Isaac Carvalho, Roberto Carlos, Zó, Joseph Bandeira e Andrei da Caixa disputam entre si ser a indicação do atual Governador Jerônimo Rodrigues que é do PT. Os rejeitados poderão não marchar com o mesmo vigor, entrega e disposição eleitoral.


Igualmente os eleitores de Jair Bolsonaro já se dividem entre Josué da Jotarte, a Professora Maeth e a atual Prefeita Suzana. E a Prefeita já tem hoje eleitores oriundos das duas bases, Lula e Bolsonaro. Embora a maioria de seus aliados tenha marchado com Jair Bolsonaro em 2022.


Diante de um expressivo número de indecisos a eleição caminha sob indefinição e poderá até ser definida nos pequenos detalhes da disputa. Até este momento a Prefeita e a Federação feita por PT-PV-PCoB polarizam o embate.


A eleição para a nova Câmara Municipal consegue ser ainda mais complexa e heterogênea. Eleitores de um candidato da majoritária pode naturalmente votar em um vereador de outro Partido. Não há um alinhamento nisso. Um vereador, em geral, é escolhido pelo contato próximo com este ou aliados do mesmo.


Está tudo em aberto, até então!




Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem