Governos petistas e o caos de mais de 17 anos na educação na Bahia

 


Educação agoniza há mais de 17 anos


O Partido dos Trabalhadores (PT) governa a Bahia HÁ 17 anos, desde 2007. O primeiro governador do PT no estado foi Jaques Wagner, que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2007, após vencer as eleições de 2006. Ele foi reeleito em 2010 e permaneceu no cargo até 2015. Após Jaques Wagner, Rui Costa, também do PT, assumiu o governo em 1º de janeiro de 2015 e foi reeleito em 2018. Com a eleição de Jerônimo Rodrigues, o PT completou 17 anos e 5 meses consecutivos no governo da Bahia até maio de 2024.


Pior IDEB do pais


Sob a responsabilidade do então Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues a Educação na Bahia sofreu um retrocesso sem precedente na história do Estado. Em 2019, o IDEB da Bahia para o Ensino Médio foi 3,0, o que foi a menor média entre todos os estados brasileiros naquele ano. Uma demonstração inequívoca de que os governos petistas jamais se preocuparam em combater o analfabetismo no Estado, afinal na cartilha vermelha dos “lulocomunistas” quanto mais ignorante um povo mais fácil será de doutrina-lo.


Índices de analfabetismo no Estado é o 9º maior do país

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados, na semana passada, mostram que existem 1,4 milhão de pessoas que não sabem ler e nem escrever no estado - o que representa o maior contingente do Brasil.

Ainda segundo o instituto, o número de analfabetos corresponde a 12,6% da população baiana, colocando o estado como detentor da 9º maior taxa de analfabetismo do país. Em entrevista coletiva nesta segunda, Jerônimo Rodrigues disse que a alfabetização é de responsabilidade dos municípios.

E o prêmio nota ZERO vai para? 

Para coroar com chave de ouro o desastre da educação na Bahia, o governador petista Jerônimo, que também é professor, imitou seu ídolo e líder maior Lula em proferir asneiras, ao comparar em março deste ano, o analfabetismo à doença. "(O analfabetismo) é como se nós tivéssemos uma doença. Para mim, o analfabetismo é uma doença da ignorância, de não poder ler, não pode escrever, não pode criticar. Isso acaba sendo uma doença, subjetivamente falando”, afirmou o cacique, na ocasião.

Depois de uma declaração estapafúrdia dessa, como professor eu daria um ZERO robusto no governador petista da Bahia e ainda recomendaria repetir de ano.


(*) Professor e redator-chefe 


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem