IMPOSTO DE RENDA 2024: passo a passo para entregar a declaração de última hora sem cair na malha fina

 

O prazo final para entrega do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) está chegando. Então, marque na agenda: quem ainda não declarou tem até o dia 31 de maio. Quem perder o prazo está sujeito à multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido.


Dessa forma, se você irá aproveitar os próximos dias ou o feriado prolongado de Corpus Christi para fazer a declaração, saiba que nós, da Inteligência Financeira, preparamos um passo a passo exclusivo, disponível logo abaixo.


Assim, basta clicar na pergunta correspondente à sua dúvida na hora de declarar o IRPF 2024. Pronto! Uma caixa de texto se abrirá com a resposta correspondente; simples, rápido e fácil para você se prevenir de multas e da temida malha fina.


E, além disso, você conta com um calendário da restituição do Imposto de Renda, bem como informações de quem recebe primeiro e como consultar.


Primeiros passos para declaração do Imposto de Renda


Deixou para última hora e não sabe por onde começar na hora de declarar o Imposto de Renda? Pois saiba que você está no lugar certo. Neste conteúdo, portanto, você terá acesso às principais dúvidas sobre o IRPF, apelidado de Leão.


Como a Receita consegue saber (quase) tudo sobre você, inclusive sonegação de impostos?


Se você aderir à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, é capaz de se surpreender com a quantidade de dados que a Receita Federal sabe sobre sua vida. E como a entidade sabe de tudo isso e, assim, descobre sonegação de impostos?



Pois bem, a Receita cruza dados financeiros e fiscais, de acordo com a advogada Daniela Poli Vlavianos, sócia do escritório Poli Advogados. “Este cruzamento tem o objetivo de garantir a precisão das informações declaradas e também combater a sonegação fiscal”, explica.



Isso acontece com base em sete fontes de informação:
1. Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF);
2. Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB);
3. Declaração de Operações com Cartões de Crédito (DECRED);
4. Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED);
5. E-Social e CAGED;
6. Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe);
7. E-Financeira



Além disso, Daniela explica que a Receita realiza o cruzamento de dados com outros órgãos e entidades, tanto nacionais quanto internacionais, ampliando ainda mais o escopo de sua fiscalização.


Como declarar investimentos no Imposto de Renda?


Quem tem CDB  deve declarar Imposto de Renda? E prejuízos com ações? Essas e outras perguntas sobre como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024 são respondidas a seguir.

Qual o passo a passo para criar uma Conta Gov.Br e acessar a declaração pré preenchida?


A conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Por meio dela, você pode consultar os serviços do INSS e a CNH, verificar a situação da carteira de trabalho e até checar o portal da Receita Federal para verificar seus dados como contribuinte.


Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro pode criar uma conta gov.br, desde que tenha registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).


É possível criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br“. Se se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br“, em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.


Onde fazer o download do programa da declaração ?


Entre na página de download do programa do Imposto de Renda da Receita Federal neste link. A página apresentará tanto o programa para download para fazer a declaração no computador quanto o programa Meu Imposto de Renda. Este último permite fazer a declaração online diretamente no site da Receita.

Além disso, você pode fazer a declaração baixando o aplicativo em tablets ou do seu aparelho de celular.


Então, faça o download do programa, conforme o sistema operacional de seu computador:

Pix, aluguel, carro, plano de saúde: o que e como devo declarar?


Está se perguntando se deve declarar o Pix  no Imposto de Renda? Ou como mencionar um aluguel no documento? E a compra de um carro? Abaixo você confere uma lista das principais perguntas sobre finanças pessoais e como declarar cada item.

 

Ao total, serão cinco lotes de restituição do IRPF 2024. O primeiro terá pagamento no mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega da declaração, ou seja, no dia 31 de maio. Assim, confira a seguir o calendário e demais perguntas comuns sobre.


Fonte: Inteligência Financeira (Clique aqui)


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem