A matemática da dosimetria para atender a descriminalização da maconha - 180 toneladas de maconha ou 27 milhões de plantas fêmeas

 

Foto ilustrativa - Internet/Google


(*) Taciano Medrado


O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu nesta quarta-feira (26) o parâmetro de 40g ou seis plantas fêmeas como critério para diferenciar usuários de traficantes de maconha, no julgamento que descriminalizou o porte da droga para consumo próprio.


Será que os ministros do STF que aprovaram essa dosimetria para o uso legal da maconha conhecem matemática e a dimensão que essas 40 gramas/usuário irá dá no incremento na produção da erva Cannabis Sativa?


Estimativa de usuários da maconha no Brasil


A estimativa de usuários de maconha no Brasil varia de acordo com diferentes fontes e metodologias de pesquisa. 


Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2012, cerca de 7% da população brasileira relatou ter usado maconha pelo menos uma vez na vida, o que corresponde a aproximadamente 11 milhões de pessoas. Além disso, cerca de 3% da população relatou uso no último ano, o que seria cerca de 4,5 milhões de pessoas.


Estudos mais recentes podem apresentar números atualizados, mas esses dados fornecem uma base aproximada do uso de maconha no Brasil.


A matemática da descriminalização da maconha


Em gramas 


Se a estimativa é de cerca de 4,5 milhões de usuários no país,  e se cada um pode portar para consumo próprio 40 gramas de maconha, teremos:


4.500.00o usuários x 40 gramas = 180.000.000 de gramas


Transformando para quilograma, temos: 180.000.000: 1.000 = 180.000 kg  ou 180 toneladas.


Em número de plantas 


De acordo com a dosimetria estabelecida pelo STF, para cada usuário seria necessários 6 plantas fêmeas. Então , para atender os 4,5 milhões, seria necessários se cultivar  27 milhões de plantas

Conclusão:


Para atender a demanda de usuários no país seriam necessários produzir 180 toneladas de maconha, o equivalente ao cultivo de  27 milhões de plantas. 


OBS: Os cálculos matemáticos foram feitos com base nos dados de 2012 disponibilizados pelo (LENAD) realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e os números atuais podem ser muitos maiores.


(*) Professor de matemática e Engenharia Econômica


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem