Extrema direita vence eleições europeias na França com mais de 30% dos votos

 


O partido de extrema direita francês Rassemblement National (RN, Reunião Nacional) conquistou neste domingo (9) quase um terço dos votos nas eleições para o Parlamento Europeu e se posiciona bem à frente da aliança centrista do presidente Emmanuel Macron. O representante do partido ultraconservador no pleito, o jovem Jordan Bardella, disse que as urnas mostram a vontade de mudança do povo francês e pede que Macron organize novas eleições legislativas. As informações são do jornal RFI.


Aos 28 anos, o candidato de extrema direita Jordan Bardella, obteve entre 31,5% e 32,4% dos votos, segundo estimativas das instituições Ifop e Ipsos. O resultado é praticamente o dobro do alcançado por Valérie Hayer, candidata do partido de Macron, com cerca de 15,2% dos votos, que é seguida de perto pelos socialistas, com cerca de 14% dos votos. Com o resultado, a extrema direita francesa terá entre 29 e 30 cadeiras no Parlamento Europeu.


“Essa mensagem clara dirigida a Emmanuel Macron e aos europeus marca a determinação do nosso país ver a União Europeia mudar de orientação”, disse Bardella em um discurso logo após a divulgação dos primeiros resultados.


Segundo ele, Macron e seu partido saem do pleito enfraquecido e o presidente deve convocar eleições legislativas antecipadas. “Nossos compatriotas exprimiram hoje uma vontade de mudança”, martelou Bardella.


Cerca de 370 milhões de europeus foram convocados para eleger um novo Parlamento Europeu, em um pleito que durou vários dias e terminou neste domingo (9). Uma possível alteração no equilíbrio político do bloco, com um aumento da presença da extrema direita na instituição, vinha sendo sinalizada desde o início da campanha.


Extrema direita em segundo lugar na Alemanha 


Os resultados na França confirmaram essa previsão. Na Alemanha, país com o maior número de eleitores do bloco, a tendência não foi muito diferente.


O partido social-democrata (SPD), do chanceler alemão Olaf Scholz, saiu bastante enfraquecido. Segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa local, a legenda do chefe do governo conquistou apenas 14% dos votos, atrás dos conservadores (CDU e CSU), que ficaram em primeiro lugar com entre 29,5% e 30%. A legenda de extrema direita AfD obteve entre 16% e 16,5%, e se posiciona no segundo lugar.


A votação para eleger 720 membros do Parlamento Europeu foi realizada em um contexto de preocupações econômicas e geopolíticas, em um momento em que o bloco enfrenta grandes desafios estratégicos diante da China e dos Estados Unidos e ainda tenta conter a intensificação da guerra na Ucrânia, que faz fronteira com países da UE.



Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem